Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Meio termo

Deputados articulam fim da greve e apresentam proposta para RGA

Proposta inclui o pagamento das perdas referentes ao atraso do reajuste que deveria ser pago em maio

Política | 22 de Junho de 2016 as 09h 10min
Fonte: Redação

Após mais de 7 horas de reunião, os deputados estaduais apresentaram uma nova proposta para pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores do Executivo. Na nova proposta, além dos 6% divididos em três parcelas pelo Governo do Estado, os deputados incluíram o pagamento de uma quarta parcela de 4,21% em abril de 2017, referente à retroatividade inflacionária.

A reunião ocorreu nesta terça-feira (21), e encerrou à meia-noite. Os servidores do Poder Executivo de Mato Grosso estão paralisados desde o dia 31 de maio e pedem o pagamento de 11,28% da RGA.

O texto com a nova proposta feita pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso ainda terá de ser aprovado pelo governador Pedro Taques e pelas bases sindicais.

A proposta feita pelos deputados mantém o pagamento de três parcelas de 2% nos meses de setembro de 2016, janeiro e março de 2017 e inclui o pagamento de uma quarta parcela, de 4,21%, em abril, referente à retroatividade inflacionária.  Desta forma, fica garantido o pagamento de 10,21% do total de 11,28% reivindicado pelos servidores, ficando 1,07% restante para ser pago em setembro de 2017, sendo esse percentual retroativo a maio de 2016.

O documento foi ratificado pelo Fórum Sindical e entregue ainda na terça-feira, 21 de junho, para o governador Pedro Taques, que dará uma resposta final até às 14h desta quarta-feira. Ainda de acordo com a Assembleia Legislativa, neste mesmo horário deputados e sindicalistas voltarão para a Assembleia Legislativa para se reunir.

A intenção é que o novo texto seja levado para deliberação em Plenário na próxima quinta-feira (23), às 9h. “A retroatividade inflacionária foi convertida em uma quarta parcela. Assim, esse diferencial ficará garantido”, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

 Conforme a Assembleia Legislativa, a proposta foi oficializada em um documento elaborado por técnicos do Poder Legislativo e da Secretaria de Estado de Gestão em parceria com representantes do Fórum Sindical.

 

Sugestão dos sindicalistas

Por sugestão dos sindicalistas, foi incluído no texto a extinção das demandas jurídicas contra os sindicatos por perda de objeto, bem como do corte de ponto aplicado aos servidores das categorias que tiveram suas greves declaradas ilegais pela Justiça.

Participaram das conversas o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), o líder do Governo na Assembleia, Wilson Santos (PSDB), e os deputados Eduardo Botelho (PSB), Oscar Bezerra (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Leonardo Albuquerque (PSD), Saturnino Masson (PSDB), Zé do Pátio (Solidariedade), Nininho (PSD), Wagner Ramos (PSD) e Baiano Filho (PSDB).