Boa tarde, Quarta Feira 13 de Novembro de 2019

Política

Deputados entregam relatório com diagnóstico da Saúde Pública

Mauro Mendes se reuniu com deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Em mãos | 31 de Outubro de 2019 as 09h 14min
Fonte: Laice Souza | Secom-MT

O governador Mauro Mendes se reuniu nesta quarta-feira (30.10) com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e apresentou os avanços no setor, já realizados pela atual gestão. Ele também recebeu um relatório feito pelos deputados, que traz uma análise da situação da saúde pública do Estado.

Entre os pontos destacado por pelo governador, nos quais ocorreram avanços, estão as licitações para a reforma de quatro hospitais regionais, os projetos em andamento para solucionar a situação de duas unidades hospitalares que estão com obras paralisadas em Cuiabá e o repasse em dia dos recursos para as prefeituras.

Mendes citou que a Secretaria de Estado de Saúde já começou a reforma do Hospital Metropolitano de Várzea Grande e que, nos Hospitais Regionais de Sinop e Rondonópolis, as empresas que irão realizar as obras de reforma já se apresentaram.

Quanto ao Hospital Regional de Sorriso, o governador mencionou que o processo licitatório para a contratação da empresa já teve início.

“Fizemos tudo isso e sem nenhum aumento de repasse, simplesmente por melhorar a gestão pública. Ainda temos muito para avançar e os dados entregues hoje pelos deputados irão contribuir nesse processo”, destacou.

O governador aproveitou o momento para agradecer aos parlamentares da legislatura passada, que aprovaram as leis que foram importantes para a busca do equilíbrio financeiro. “Os deputados foram fundamentais nesse processo”.

Sobre os dois hospitais que estão com obras paralisadas em Cuiabá - Hospital Central e o Hospital Júlio Muller -, o governador ressaltou que a equipe técnica já trabalha para apresentar uma proposta de solução para essa duas unidades. “Isso é uma vergonha para todos nós. Passaram-se diversas gestões e esse problema está parado há anos. No caso do Hospital Central são 34 anos”, ressaltou.

 

Relatório da AL

O presidente da Comissão de Saúde, Paulo Araújo, destacou ao governador os pontos que precisam melhorar e avançar no setor.

De acordo com o deputado, as 13 visitas técnicas que foram realizadas em unidades do interior e também da capital apontaram que há uma desigualdade na distribuição dos serviços de saúde pública.

Segundo ele, as regiões Sul e Norte são as que melhor estão atendidas, além de Cuiabá. Araújo também ponderou que apesar da situação ainda não ser a ideal, os avanços estão acontecendo.

“O nosso relatório aponta que o Estado precisa trabalhar para melhorar a distribuição de serviços de forma mais equitativa”, frisou.

A reunião com o governador também contou com a participação dos deputados Dr. João, Dr. Eugênio, Dr. Gimenez, Silvio Favero, Delegado Claudinei, Valdir Barranco, Dilmar Dal’Bosco, Sebastião Resende e Thiago Silva.

COMENTARIOS