Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Desenterrando o fantasma dos natais passados

Vereador vai investigar processo licitatório referente a decoração natalina do ano de 2008

Política | 03 de Março de 2015 as 15h 15min
Fonte: Jamerson Miléski

O vereador Jonas Henrique de Lima (PMDB), vai investigar os gastos da prefeitura de Sinop com decoração natalina... no ano de 2008. O requerimento foi apresentado e votado na sessão da Câmara dessa segunda-feira (2). O executivo tem 15 dias, prorrogado por mais 15, para desenterrar o processo de licitação de uma compra feita a quase 7 anos.

No requerimento aprovado em plenário, Jonas pede para que o executivo informa a quantidade de lâmpadas que foram utilizadas, o valor e a nota fiscal das mesmas, bem como a forma com que foram distribuídas. Ainda no pedido está a solicitação do atestado de recebimento e empenho para aquisição dos itens utilizados na decoração de Natal de 2008.

O vereador diz que resolveu “mudar um pouco seu comportamento”. Em geral, Jonas se posiciona contrário a apresentação de requerimentos, alegando ser desgastante para o poder executivo ter que responder as solicitações dos 15 vereadores investidos na função. “Compromete os funcionários, gasta tempo e papel”, afirma o vereador.

Seu pedido, justifica, é para que sejam feitas algumas comparações. “Pode me perguntar, porque desenterrar defunto do passado? É para começar a dar valor as pessoas e mostrar quem está certo e quem não fez as coisas como deveria”, afirmou Jonas, que prometeu apresentar outras matérias neste sentido.

O vereador de oposição, Fernando Assunção (PSDB), comentou o requerimento. Segundo ele, o pedido está diretamente ligado a administração do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB) e também a sua pessoa, uma vez que estava como secretário adjunto de Cultura no ano de 2008. “Poderia entender como perseguição, mas vou assinar e entender a matéria como um trabalho legislativo”, afirmou.

Ao “desenterrar” o processo licitatório, Jonas volta no último mês do último mandato do prefeito que antecedeu o atual.

O GC Notícias foi até os arquivos do Jornal Capital para relembrar o que aconteceu no ano de 2008. A reportagem publicada no dia 10 de dezembro daquele ano informava que cerca de 3 mil lâmpadas havia sido adquiridas para completar as 20 mil lâmpadas utilizadas na decoração. Esse restante era referente a sobra de material do ano anterior. Ou seja, a secretaria adjunta fez um reaproveitamento. Foi feito um túnel de luz na avenida Júlio Campos e uma ornamentação chamada de “cascata” entre a Praça Plínio Calegário e a Catedral. “Pinheiros” de luz foram colocados na Praça P-25, no viaduto e na Rotatória da Av. dos Ingás com Av. Júlio Campos.

A assessoria de imprensa da época informava que a prefeitura gastaria R$ 57 mil, devido o reaproveitamento de material do Natal anterior. Nenhuma licitação foi publicada no portal oficial da prefeitura no ano de 2008.