Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Dilmar rebate “racha” e diz que não responde pela escolha de seus irmãos

Deputado referenda apoio à candidatura do PSDB, dividindo politicamente a família Dal’Bosco

Política | 23 de Junho de 2016 as 10h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

Sinop deve ter 3 candidatos competitivos a prefeito nas eleições de 2016 e cada um deles terá uma fração do patrimônio político da família Dal’Bosco. O ex-deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (PSDB), anunciou esta semana apoio ao projeto de candidatura do vereador Dalton Martini (PP), que disputará a prefeitura de Sinop representando o grupo do senador e Ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP). O empresário Ladimir Dal’Bosco, o Billy, está no PR e já endossou seu apoio à candidatura de Rosana Martinelli (PR), vice do prefeito Juarez Costa (PMDB) e nome consolidado para o projeto de sucessão. Dilmar Dal’Bosco (DEM), reafirmou que estará com o projeto do PSDB, que sustenta a candidatura do vereador Fernando Assunção para prefeitura.

O fracionamento do capital político da família em 3 grupos adversários, somado à migração de outras lideranças do PSDB para o projeto de Dalton Martini, foi reportado como um “racha” na oposição de Sinop. Em nota dirigida à imprensa, Dilmar, que também é presidente do DEM, reforçou a aliança estabelecida com o PSDB e repudiou as notícias de que o grupo de oposição estava dividido. “O vereador Fernando Assunção, escolhido como pré-candidato pelo grupo PSDB/DEM, cuja aliança histórica já se consolidou como a única oposição ao PMDB de Sinop (liderado pelo prefeito Juarez Costa), concentra todas as autoridades políticas dos partidos citados em torno do seu nome, tendo como único dissidente o ex-deputado estadual Dilceu Dal’ Bosco. As alianças em torno da candidatura de Fernando Assunção estão fortalecidas em nível federal e estadual, sendo que serão repetidas em vários municípios de Mato Grosso”, declarou Dilmar em nota.

O deputado disse que foi surpreendido com a notícia da derrocada de seu irmão da aliança PSDB/DEM e com o apoio manifestado a candidatura de Dalton Martini. Dilmar declarou que tomou conhecimento do posicionamento do irmão pela imprensa e que tal decisão não influencia na sua posição política – ou seja, manterá a palavra de apoiar a pré-candidatura de Assunção.

Dilmar afirmou que manterá a fidelidade ao grupo em que milita há mais de 20 anos e que não responde pela escolha de seus familiares, mas as respeita. “A divergência nos apoios políticos, ao contrário do que diz a nota, mostra que não existe uma aliança pelo poder, mas sim, posicionamentos ideológicos distintos entre os mesmos, o que não afeta em nada a convivência familiar”, redigiu o deputado.

 

Porque Dilceu saiu?

Em 2015 o ex-deputado deixou o DEM e filiou-se no PSDB, migração planejada para viabilizar a sua candidatura à prefeito de Sinop. Com o ingresso do governador Pedro Taques no PSDB, o tucanato passou a exigir um candidato da sigla no município, como estratégia de fortalecimento do partido. Dilceu aninhou a sua candidatura no PSDB, mas acabou abandonando ela em abril de 2016, apontando como causa a necessidade de se dedicar ao tratamento do câncer que o acomete.

Mesmo retirando o nome, Dilceu declarou que continuaria com o projeto PSDB/DEM em Sinop. Posicionamento que mudou na última semana, quando Dalton Martini oficializou a sua pré-candidatura à prefeito.

Ao GC Notícias Dilceu disse que tem uma identificação maior com o projeto apresentado por Dalton. Para o ex-deputado, o currículo político, familiar, empresarial e social de Dalton é mais robusto que dos demais pré-candidatos. “É um pioneiro da cidade, um homem honesto, trabalhador e que participou de tudo que é importante na formação de Sinop. Tem experiência e vontade de trabalhar. Dalton é um modelo do que o Brasil vem pedindo para a política”, declarou Dilceu.

A comparação de biografias entre os candidatos fez Dilceu suplantar alianças pré-estabelecidas e mudar o seu posicionamento político.