Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Dividido e “bagunçado”, o PT apoia Rosana

Convenção do partido foi marcada por contagem divergente de votos

Política | 01 de Agosto de 2016 as 10h 33min
Fonte: Jamerson Miléski

O PT (Partido dos Trabalhadores), de Sinop sinalizou que estará coligado com o grupo de partidos que sustentam a candidatura de Rosana Martinelli (PR), para prefeita e Gilson de Oliveira (PMDB), de vice. A decisão foi tomada durante a convenção do partido, realizada na manhã de domingo (31), no auditório da CDL Sinop e teve a marca do partido dos trabalhadores: divisão, embate e uma dose de tumulto.

Ao contrário dos demais partidos, em que as decisões referentes à candidaturas e coligações ficam a cargo dos seus dirigentes, no PT cada filiado tem direito a voto. Nessa espécie de eleição interna que antecede o pleito oficial, cada membro do partido tem direito isonômico de opinar – vence a maioria.

No primeiro momento foi votado se o PT teria candidatura própria a prefeito ou se procuraria uma coligação para somar. Sem nomes eminentes dispostos a enfrentar o pleito, os membros do PT decidiram pela coligação. No segundo momento, foi votado com quem.

O ex-secretário de Agricultura, Sérgio Vargas, apresentou um documento encaminhado pelo presidente do PR, José Carlos Ramalho, convidando o PT a compor no projeto da sigla, com Rosana Martinelli para prefeita. Outro integrante do PT disse verbalmente que o candidato pelo PP, Dalton Martini, também estava disposto a compor com o partido. Alguns membros sugeriram ainda que houvesse um contato com o terceiro candidato, Roberto Dorner (PSD), para saber da possibilidade de uma aliança.

O PT acabou votando entre Rosana e Dalton. Na primeira contagem dos votos, o resultado foi 19 a 19 – empate que gerou um leve tumulto. A mesa que presidia a convenção decidiu recontar os votos e o resultado foi 18 a 20, com a maioria apoiando Rosana. O resultado desapontou alguns membros do partido, que questionaram a lisura do processo, uma vez que na ata da convenção havia a assinatura de 36 filiados apenas – 2 a menos que o total de votos.

Apesar do pedido para que uma nova convenção fosse realizada antes do prazo final, que é sexta-feira (5), o presidente do PT Sinop, Julio Cezar da Silva deliberou como válida a decisão, decretando o apoio do partido à Rosana Martinelli.

Embora no cenário político local o PT seja pouco expressivo – elegeu apenas um vereador na história de Sinop – o partido acumula um grande tempo no horário eleitoral gratuito (televisão e rádio), devido ao número de deputados federais eleitos. Isso faz o PT de Sinop um importante aliado, já que pode aumentar o tempo de televisão do candidato com quem estiver coligado.