Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Dorner tenta “somar” eleitores de Dalton Martini para propor virada nas eleições

Juiz determina a retirada imediata da propaganda de Roberto Dorner que sugere união com Dalton

Política | 29 de Setembro de 2016 as 10h 58min
Fonte: Jamerson Miléski

Dois grupos de jovens aparecem caminhando, equipados com bandeiras, camisetas e adesivos. Quando se encontram, o grupo identificado como “55” – do candidato a prefeito Roberto Dorner (PSD) – retiram os adesivos e bandeiras dos eleitores de Dalton Martini (PP) e colam os adesivos do 55, sugerindo uma “aliança” para vencer a terceira candidata no pleito municipal, Rosana Martinelli (PR).

Assim começa o vídeo da campanha eleitoral produzido por Dorner que começou a circular na manhã desta quinta-feira (29) na televisão, Facebook e Whatsapp. A peça publicitária diz ainda que, unidos, os dois candidatos possui 10% a mais das intenções de voto que a adversária. Por isso, o vídeo propõe que os eleitores abandonem Dalton Martini e votem em Dorner para promover a mudança.

O material publicitário foi instantaneamente suspenso pela Justiça Eleitoral. Ao perceber a divulgação, a coligação de Dalton Martini ingressou com uma ação solicitando a retirada do vídeo. Em sua decisão, ainda na manhã de quinta-feira (29), o juiz eleitoral Cleber Zeferino de Paula ordenou a imediata retirada do vídeo tanto nas emissoras de TV, quanto nas redes sociais, sob pena de crime de desobediência, aplicando uma multa de R$ 250 mil pelo descumprimento.

Em sua decisão liminar, o magistrado ressaltou que o vídeo viola o artigo 242 do Código Eleitoral, ao criar falsamente o estado mental no eleitorado de que o importante é “derrotar o inimigo”. Para o juiz, a campanha de Dorner distorceu o princípio democrático da eleição, que é de ofertar propostas aos eleitores e gerar debates. Em sua campanha, Dorner resumiu todo esse processo a “o que importa é vencer”.

Zeferino de Paula determinou o prazo de 48 horas para que o candidato apresente sua defesa.

Take que do vídeo removido pela justiça

Dalton repudia a ação de Dorner

O candidato a prefeito de Sinop, Dalton Martini (PP), repudiou a ação da Coligação “Sinop pode Mais”, dos candidatos Roberto Dorner (PSD) e Fernando Assunção (PSDB), no último dia de propaganda eleitoral.  “É um vídeo mentiroso, que engana o eleitor. Uma forma sórdida de fazer campanha que veementemente repudiamos”, criticou. “Não fazemos conchavos, pois somos pessoas honradas, sérias e de mãos limpas. Jamais nos uniríamos a esse tipo de gente que faz política de forma suja, pensando apenas no bem estar próprio e em defesa de interesses de poucos, esquecendo do povo”, afirmou.

A ação foi considerada por Dalton como um ato de desespero de Dorner diante do expressivo crescimento do progressista nas pesquisas de intenção de voto em Sinop.

 

Marketing de Dorner responde

Nota enviada pelo departamento de marketing da coligação de Roberto Dorner

 

A DEMOCRACIA DA ESCOLHA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É com muito pesar que recebi as declarações ofensivas do candidato Dalton Martini contra o candidato Roberto Dorner, em nota de sua coligação Frente Alternativa.

De forma raivosa, Dalton insinua que estamos fazendo uma campanha baixa, suja e de interesses próprios por causa de um simples vídeo que, na verdade, fala da liberdade de escolha, fator primordial para a sustentação da democracia.

O vídeo do qual o candidato Dalton cita é, na verdade, uma conversa franca com o eleitor que, assim como nossa coligação - e o próprio candidato Dalton -, tem o desejo da mudança na administração atual da Prefeitura de Sinop.

Ao contrário do que diz o candidato Dalton, o comercial não ofende nem agride ninguém; apenas estimula o pensamento democrático sobre escolher um novo grupo de gestão ou manter o que está atualmente. Nas pesquisas, o desejo de mudança é nítido na maioria da população.

Ao contrário do que insinua Dalton, nossa campanha foi totalmente limpa e propositiva, com críticas restritas à atual gestão, longe de ataques pessoais ou qualquer fato semelhante.

Ao contrário do que, lamentavelmente, afirma Dalton, não compactuamos com a política suja e temos um interesse apenas: no bom futuro da cidade de Sinop e da sua população.

Dalton mesmo exerceu plenamente a sua democracia, sem nenhuma crítica, ao tentar associar Dorner à atual candidata, fazendo isso de forma conjunta com Rosana Martinelli e utilizando até o mesmo material, ao mesmo tempo.

E foi com a mesma liberdade democrática que Dalton ficou 8 anos na Câmara de Vereadores ajudando aprovar os projetos da atual gestão, inclusive presidindo a sessão que aprovou a concessão de água da cidade. A mesma gestão que agora critica no seu direito de livre debate democrático.

Nesse final de campanha, como cidadão, repudio as insinuações do candidato Dalton a Roberto Dorner, a pessoa que me deu a confiança de trabalhar por sua candidatura. Não aceito as declarações negativas à nossa campanha. Respeitamos o candidato e à pessoa do Dalton em toda a sua caminhada eleitoral. É uma pena que, nessa reta final, o candidato Dalton use do discurso fácil para atacar seus concorrentes quando a população pede justamente o contrário.

Pela democracia, convoco o cidadão sinopense a debater o futuro agora, de forma clara, limpa, racional, sem nenhuma mordaça disfarçada nem velha politicagem para decidir seu voto por uma mudança ou manutenção da gestão atual.

 

Frederico Parma

Coordenador de Marketing Coligação Sinop Pode Mais