Eleições 2020
Em novo partido, médico mira candidatura para prefeito de Sinop
Ex-senador aposta em uma “sigla leve” para emplacar seu projeto político
Política | 07 de Fevereiro de 2020 as 10h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

O ex-presidente do MDB de Sinop é um dos nomes pré-colocados para rivalizar com a atual prefeita, Rosana Martinelli (PL), e o ex-prefeito, Juarez Costa (MDB), nas eleições desse ano. Aos 71 anos de idade, o médico e ex-senador da República, Jorge Yanai deixou a presidência do MDB – que deve apoiar a candidatura de Juarez à prefeito – para ingressar no PODEMOS, partido que irá incubar sua pré-candidatura ao executivo municipal.
Yanai já havia declarado a intenção de disputar o pleito municipal em setembro do ano passado. À época, no MDB, Yanai ventilou a possibilidade de desistir da pré-candidatura caso Juarez decidisse pleitear a prefeitura.
No final de 2019, Juarez acabou se apresentando como possível candidato a prefeito, o que desencadeou algumas mudanças no cenário político local.
Uma delas foi a saída de Yanai do MDB. “Escolhi o Podemos por se tratar de uma sigla ‘leve’, que está crescendo e que apoia o governo de Jair Bolsonaro, do qual compartilho ideias e vejo como positivo”, justificou Yanai.
O médico disse que já possui o apoio dos seus correligionários para construir um projeto de pré-candidatura e que apostará no sistema democrático que lidar com qualquer divergência política. “Os pré-candidatos a prefeito de Sinop se conhecem. Em algum momento todos acabaram trabalhando juntos, então a gente sabe como cada um pensa. Eu quero apresentar o meu programa para Sinop. Estou procurando meu próprio espaço e que a população decida entre os candidatos”, comentou o ex-senador.
Na política, Yanai começou como deputado estadual em 1990, integrando o grupo de lideranças políticas que ajudaram a viabilizar a ligação de Sinop à rede de energia elétrica (o popular Linhão). Em 2002 Yanai disputou a eleição para o Senado, como segundo suplente do senador Jonas Pinheiro – que morreu ao longo do seu mandato. No último ano, em 2010, Yanai assumiu a cadeira, tornando-se o primeiro senador da República de origem japonesa.
Antes disso, em 2008, ele disputou a eleição municipal, como vice-prefeito, contra Juarez Costa. Em 2014 voltou a concorrer ao Senado, dessa vez como primeiro-suplente de Wellington Fagundes (PR), que se elegeu.
Yanai chegou em Sinop no começo da década de 80, para trabalhar como médico. É um dos obstetras mais conhecidos da cidade e proprietário do Hospital Dois Pinheiros (privado).
Notícias dos Poderes
STJ proíbe prefeitos de usar redes pessoais para divulgar obras públicas
Tribunal considera que publicação de campanhas institucionais em perfis pessoais viola princípios constitucionais
18 de Setembro de 2025 as 14h05Câmara aprova urgência para anistiar golpistas; veja votos dos deputados de MT
18 de Setembro de 2025 as 11h47Deputados do PL e União de MT votam para impedir prisões de políticos que cometerem crimes
17 de Setembro de 2025 as 12h53Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores
17 de Setembro de 2025 as 09h33Justiça Eleitoral condena PSD de Fávaro e mais dois partidos a devolverem R$ 1,5 milhão em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 07h45Veja secretários de Mendes cotados para disputar AL e Câmara
16 de Setembro de 2025 as 11h45Valdemar sobre MT: Governador e senador estão decididos, mas temos um problema lá com MDB, nora de Wellington
Segundo ele, a parlamentar tem peso eleitoral
16 de Setembro de 2025 as 07h54