Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Embrapa e governo de Mato Grosso assinam carta de intenção de parceria em prol da agricultura familiar

Política | 12 de Junho de 2015 as 10h 31min
Fonte: Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvipastoril

| Foto: Gabriel Faria

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, assinaram na manhã desta quinta-feira uma carta de intenção para o estabelecimento de um Convênio de Cooperação Técnica um entre as instituições. A assinatura ocorreu durante visita do governador ao centro de pesquisa localizado em Sinop (MT).

O documento prevê a formalização de uma parceria para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de transferência de tecnologia no estado, detalhando atividades específicas realizadas em conjunto, como, por exemplo, a capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural da Empaer. Há quatro anos a Embrapa já desenvolve processos de treinamento contínuos em cadeias produtivas importantes para a agricultura familiar em Mato Grosso, como olericultura, fruticultura, pecuária leiteira, mandiocultura, piscicultura e apicultura.

A visita de Pedro Taques à Embrapa Agrossilvipastoril ocorreu justamente no último dia da Oficina de Planejamento Integrado entre Embrapa, Empaer e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária. O evento reuniu durante três dias representantes das instituições para definir uma agenda comum de atividades em prol da agricultura familiar. Entre as ações discutidas está a transferência de tecnologia para técnicos multiplicadores, visando a chegada das informações geradas pela pesquisa até o produtor rural.

De acordo com Taques, o fortalecimento do trabalho de assistência técnica será um dos principais pontos do plano visando melhorias para a agricultura familiar. Questões como regularização fundiária, adoção de tecnologias, fomento, financiamento e comercialização também serão alvo do governo.

"A próxima mudança no estado será nós trazermos dignidade para 109 mil famílias que vivem em 716 assentamentos em Mato Grosso. Nosso estado importa quase R$ 900 milhões [em frutas e hortaliças] por ano e isso é uma vergonha", ressaltou o governador se referindo ao potencial produtivo do estado.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, a visita do governador juntamente com outros representantes do governo de Mato Grosso, como o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, e o presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, afirma a continuidade da parceria existente desde a chegada da empresa ao estado, há seis anos.

"A Embrapa já trabalha com várias cadeias produtivas importantes para o estado e a presença do governador dá mais energia ao que já realizamos em conjunto com a Empaer e com a Secretaria de Agricultura Familiar. Esse contrato reafirma nossa parceria e com certeza vai fortalecê-la e irá aumentar nossa velocidade de atuação", afirma João Flávio.

Além dos participantes da Oficina de Planejamento Integrado, também acompanhou a assinatura da acarta de intenções o público presente no 9º Simpósio Regional de Agronegócios, cuja programação ocorria no auditório da Embrapa.