Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Decreto

Estratégia de segurança do governo divide o Estado em 15 regiões

Criação de polos regionais faz parte da política de integração na segurança pública

Política | 09 de Julho de 2015 as 11h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

O Governo Pedro Taques (PDT), oficializou nesta quinta-feira (9), mais uma estratégia para a segurança pública, na tentativa de imprimir o prometido modelo de gestão no Estado. através do decreto 183, publicado no Diário Oficial de hoje, Taques institui as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP). É basicamente uma releitura dos modelos de comando regional, existentes hoje, porém com a intercolaboração de todos os órgãos ligados a segurança pública.

O Estado foi fracionado em 15 Regiões Integradas: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Conforme o decreto, a formulação do sistema de gestão regionalizada e integrada de segurança pública foi fundado a partir de indicadores estatísticos e de inteligência estratégica. Em cada região, trabalharão de forma cooperada a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial (Politec). Cada órgão indicará um gestor em cada RISP, que terão a atribuição de discutir problemas e soluções de forma integrada para o combate à criminalidade, definindo um planejamento estratégico, contemplando a prevenção, repressão e indicando as metas.

Não há mudanças na autonomia, na estrutura ou mesmo nas responsabilidades de cada órgão. A integração também não atinge a secretaria de Justiça, a quem cabe, por exemplo, a gestão sobre os presídios. Trata-se de um “programa” com tom de política pública.

A regional de Sinop conta com 11 municípios: Sinop, Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal, Sorriso, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, Cláudia, Ipiranga do Norte e Vera.