Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Ararath

Ex-secretário é preso pela 2ª vez por suspeita de ocultação de bens

Eder Moraes transferiu um imóvel para o nome do filho de 11 anos

Política | 01 de Abril de 2015 as 10h 06min
Fonte: Pollyana Araújo

O ex-secretário de estado, Eder Moraes, foi preso nesta quarta-feira (1º) pela Polícia Federal, durante a 7ª fase da Operação Ararath. Essa é a segunda vez que ele é detido por suspeita de participação em um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos. Em outras fases dessa operação, a PF prendeu o ex-deputado estadual José Riva (PSD), o ex-secretário de estado Eder Moraes e o superintendente do Bic Banco, Luiz Carlos Cuzziol.

O advogado de Eder confirmou a prisão do cliente, na manhã desta quarta-feira. Conforme a polícia, durante as investigações se descobriu que os investigados faziam transações imobiliárias fraudulentas com valores abaixo do praticado no mercado. Também teriam comprado veículos de luxo em nome de 'laranjas' na tentativa de ocultar os bens e evitar que bens fossem sequestrados por determinação judicial.

Ronan de Oliveira, que atua em defesa do ex-secretário, informou que a prisão ocorreu porque Eder Moraes tinha transferido um imóvel para o nome do filho dele, de 11 anos. Porém, o advogado alega que não havia irregularidade nessa transferência. "Não tem nenhum problema ele ter transferido para o filho dele. Ele poderia ter deixado em nome do dono anterior ou ter transferido para outra pessoa", afirmou.

Além do mandado de prisão, a PF cumpriu o mandado de busca e apreensão na casa do investigado, localizada no condomínio Florais Cuiabá.

A prisão de Eder Moraes foi determinada pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso a pedido do Ministério Público Federal. Em maio do ano passado, o ex-secretário tinha sido preso e foi levado a Penitenciária da Papuda, em Brasília, e, depois de quase três meses, consegiu deixar a prisão por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O esquema fraudulento teria sido o maior da história de Mato Grosso, conforme o próprio Eder Moraes.

Em um pedido de representação falsificado, o ex-secretário de Fazenda diz que o esquema criminoso, o qual teria intermediado junto a instituições bancárias, banco clandestino e políticos, foi o maior de todos os tempos. Com esse documento que pedia a prisão preventiva dele, Éder tinha a possível intenção de ameaçar os políticos que também teriam envolvimento com o crime, segundo a denúncia do MPF.

As investigações do MPF e PF apontam que Éder Moraes era o grande operador do esquema e, para isso, teria 'carta branca' do governador Silval Barbosa (PMDB) e do senador Blairo Maggi (PR-MT).

Por meio das empresas de Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, eram feitos empréstimos junto a instituições bancárias, entre elas o Bic Banco, em benefício de Silval e Maggi para alimentar o que ele chamava de 'sistema', o qual sustentava os acordos políticos e financiava campanhas eleitorais. Todos negam participação nesse esquema.