Ex-senadora está impedida de advogar
OAB suspendeu registro da juíza aposentada, Selma Arruda
Política | 22 de Maio de 2020 as 10h 18min
Fonte: Redação

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) suspendeu um pedido de inscrição feito pela juíza aposentada e ex-senadora, Selma Rosane Arruda (Podemos). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo site Congresso em Foco.
A suspensão ocorreu após a OAB de Mato Grosso ter informado à seccional de Brasília sobre processo de cassação. Selma perdeu o cargo em decisão de 2019 após ser cassada por caixa dois e abuso de poder econômico pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A relatora do pedido, Karina Amorim Sampaio Costa, afirma que Selma não informou que foi condenada pela justiça e teve seu mandato cassado. A ex-senadora teve o registro aceito no dia 6 de abril. Um mês depois, no dia 6 de maio, a inscrição foi suspensa.
"Em diligência aferi que a Requerente responde a processo junto ao Tribunal Eleitoral. Ante a declaração de que não respondeu a processo e ante a verificação de que responde, suspendo os efeitos da decisão de deferimento de inscrição até que a Requerente esclareça o porquê não declarou o processo e junte cópia integral para análise dessa comissão", diz trecho do despacho.
Selma também pode ter o registro definitivamente indeferido. No dia 13 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso entrou com um processo de impugnação contra o pedido da ex-senadora para advogar. O presidente da OAB de Mato Grosso, Leonardo Campos, pede que a seccional do Distrito Federal revogue a inscrição da ex-senadora por conta de sua cassação.
Notícias dos Poderes
Deputados trocam acusações sobre ocupação de área no Contorno Leste
03 de Julho de 2025 as 07h30Senado aprova projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
26 de Junho de 2025 as 08h00'Bolsonaro da Shopee' de MT se lança como candidato e desafia TSE e Alexandre de Moraes
A possível candidatura já havia sido adiantada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) na semana passada
25 de Junho de 2025 as 15h55‘Chocho ou estéril’, relata juiz ao absolver Dorner
Ação que investigava caixa 2, compra de votos e uso da máquina pública em campanha foi julgada improcedente
25 de Junho de 2025 as 14h30CNJ realiza Inspeção no TJMT que tenta se livrar da mácula por venda de sentenças
Corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell é aguardado para inspeção que vai inspecionar atuação de desembargadores, juízes e serventias
23 de Junho de 2025 as 09h28