Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Ex-vereador de Matupá dispara em pesquisa para prefeitura de Pernambuco

Arlindo Capitani, o Gaúcho, aparece entre os favoritos na disputa para prefeito em Ipojuca

Política | 04 de Agosto de 2016 as 15h 12min
Fonte: Jamerson Miléski

Arlindo Capitani, ex-vereador de Matupá e pré-candidato a prefeito de Ipojuca |

Um ex-vereador da cidade de Matupá, no Norte de Mato Grosso, está desestabilizando o cenário político da região metropolitana de Recife. Arlindo Capitani, mais conhecido como Gaúcho, surge como um dos favoritos na eleição para prefeito de Ipojuca, cidade há 43 km da capital pernambucana, com uma população de 92 mil habitantes.

Gaúcho foi vereador na cidade de Matupá entre 1989 e 1992. Ele se mudou para Ipojuca em 1996 e agora, 20 anos depois, é pré-candidato a prefeito pelo PRB, enfrentando dois candidatos tradicionais do município: Carlos Santana (PSDB), duas vezes deputado estadual de Pernambuco e prefeito de Ipojuca por 4 vezes, incluindo o atual mandato; e Romero Sales (PTB), que foi o adversário de Carlos Santana nas eleições de 2012 e perdeu por 200 votos de diferença.

Apesar de disputar entre medalhões, Gaúcho tem conquistado o seu espaço. Na pesquisa eleitoral realizada entre os dias 12 a 14 de julho, o ex-vereador de Matupá aparece tecnicamente empatado com os outros dois adversários.

A pesquisa foi realizada pela empresa Brasil Vértice, que ouviu 1.662 eleitores, nos bairros: Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi, Camela, Nossa Senhora do Ó e Ipojuca Centro.

Na modalidade estimulada os 3 candidatos tiveram uma pequena diferença nas intenções de voto. Carlos Santana recebeu 30% da intenções, Romero em segundo com 26% e Gaúcho com 21%. Indecisos somaram 23%. Como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos para mais ou para menos, os 3 candidatos estão tecnicamente empatados.

O instituto Brasil Vértice também simulou outros cenários. Em uma disputa direta entre o atual prefeito de Ipojuca e o ex-vereador de Matupá, a diferença é de 5% dos votos: Carlos Santana com 52% e Gaúcho com 47% das intenções de voto. Apenas 1% de indeciso.

Sem a presença do atual prefeito, a diferença cai para 2%. Nessa simulação, Romero Sales tem 46% das intenções e Gaúcho 44%. Os indecisos somam 10%.

O placar só fica mais elástico quando Gaúcho está fora da disputa. Sem o ex-vereador de Matupá, Romero Sales é o favorito com 51% dos votos e Carlos Santana, atual prefeito, tem 41%. Indecisos somam 8%.

A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (3), e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco, sob o número 07740/2016.

 

Rejeição

A pesquisa também mediu o índice de reprovação dos candidatos. Nesse caso é perguntado ao eleitor em qual candidato ele não votaria. Carlos Santana tem 56% de rejeição, Romero 23% e Gaúcho é o menos rejeitado, com 18%.

Arlindo não está sozinho desbravando a política da cidade que é mundialmente conhecida pela sua praia, Porto de Galinhas. Os advogados de Sinop, Anderson de Mattos Pereira e Rafael Baldasso estão em Ipojuca fazendo a coordenação jurídica da campanha de Gaúcho.