Boa tarde, Sexta Feira 18 de Agosto de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

GAECO desarticula organização criminosa que atuava no Tribunal de Contas

GC Notícias | 20/06/2017 08:29

Corrupção ocorria dentro do órgão que fiscaliza os gastos públicos

 

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a operação Convescote – termo sinônimo de “piquenique”. Os agentes cumprem 11 mandados de prisão preventiva em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, todos expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado da Capital. Também estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de condução coercitiva.

Mais de 100 agentes das forças de segurança pública de Mato Grosso estão envolvidos na operação. Conforme o relatório do Ministério Público, a ação visa desarticular uma organização criminosa engendrada para saquear os cofres públicos, notadamente recursos públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas de Mato Grosso, por intermédio da FAESP (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual).

Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão servidores do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário, funcionários da FAESP e empresários.

Fonte: Jamerson Miléski