Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Operação Aprendiz

Gaeco prende ex-presidente da Câmara de Cuiabá

João Emanuel Lima responde por por prática criminosa e fraude em licitação

Política | 19 de Setembro de 2016 as 16h 38min
Fonte: Redação

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) acabou de prender o ex-presidente da Câmara de Vereadores da Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima. A prisão foi efetuada por volta das 16h dessa segunda-feira (19). Ele será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente para o Centro de Ressocialização, o antigo “Carumbé”.

De acordo com o Gaeco, a prisão preventiva foi decretada nos autos da ação penal resultante da operação Aprendiz, em virtude da reiterada prática criminosa do ex-parlamentar. Esta é a segunda vez que João Emanuel é preso pelo Gaeco. A primeira prisão ocorreu em março de 2014.

João Emanuel foi investigado, na operação "Aprendiz", por conta de indícios de fraude em licitação e pela suspeita de liderar um esquema de grilagem de terras, razão pela qual chegou a ser preso em 2013. Por conta disso, ele teve o mandato cassado em abril de 2014.

As investigações apontavam que o ex-vereador seria suspeito de envolvimento em fraudes em licitações e falsificação de documentos de terrenos que seriam dados como garantia a agiotas para obter dinheiro para ser usado na futura campanha dele a deputado estadual em eleições futuras.

João Emanuel foi flagrado em uma gravação em vídeo tendo uma conversa de negociação de suposta fraude de um contrato de licitação do Legislativo municipal com uma pessoa que seria responsável por uma empresa gráfica. As imagens foram usadas durante as investigações do Gaeco.

O dinheiro que seria desviado no processo licitatório também serviria para garantir que a falsificação uma escritura pública de compra e venda de imóveis não viesse à tona e trouxesse implicações ao ex-vereador.