Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Reembolso

Gaeco sequestra avião da família Riva

Ação faz parte da 2ª fase da Operação Imperador, deflagrada nesta quarta-feira

Política | 03 de Junho de 2015 as 17h 25min
Fonte: Redação GC Notícias

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) deflagrou nesta quarta-feira (3), a 2ª fase da Operação Imperador. Neste momento oficiais, juntamente com Oficial de Justiça, estão cumprindo Mandado Judicial de Busca e Apreensão de uma Aeronave Piper Aircraft, modelo PA-31T2, de propriedade de José Geraldo Riva e Janete Gomes Riva, cujo sequestro foi decretado pelo Poder Judiciário visando ao ressarcimento de parte do dano causado através da prática sistemática de crimes de desvios de dinheiro público oriundos da Assembleia Legislativa do Estado. Tais crimes foram apurados pelo Gaeco na Operação Imperador.

 

Operação Imperador

Deflagrada em janeiro de 2015, a operação listou 15 pessoas rés na ação do Gaeco, formado pelo Ministério Público e polícias Civil e Militar. Entre os acusados estão Riva, Janete e outras 13 pessoas, entre servidores da ALMT e empresários.

Segundo o Ministério Público, o desvio de dinheiro ocorria por meio de fraudes em licitações feitas com 5 empresas de fachada. Riva foi o principal acusado.

O ex-parlamentar retirou-se da vida pública após 5 mandatos consecutivos como deputado estadual. Na ALMT, ocupou os cargos de presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora. Em maio do ano passado, chegou a ser preso pela Polícia Federal durante a Operação Ararath, mas passou somente 3 dias atrás das grades. Meses depois, tentou candidatar-se ao governo do estado, mas teve o registro cassado em função da Lei da Ficha Limpa. No lugar dele concorreu a mulher, Janete Riva, que perdeu a eleição.

No final de fevereiro de 2015, o Conselho Deliberativo do extinto Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) da ALMT aprovou o pagamento de pensão vitalícia ao ex-deputado. O valor pago deverá ser equivalente a um salário atual de deputado estadual, que é de R$ 25,3 mil.