Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Ajustes

Governador assume a secretaria de Segurança e o vice a Sema

Membros do Ministério Público deixam cargos no executivo depois da determinação do STF

Política | 24 de Março de 2016 as 10h 14min
Fonte: Redação

O governador Pedro Taques é o novo secretário de Segurança Pública do Estado. As mudanças na estrutura do Governo foram anunciadas na tarde de quarta-feira (23). Os secretários de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e o de Segurança Pública, Fábio Galindo, deixam suas respectivas pastas que serão ocupadas, interinamente, pelo governador Pedro Taques (Sesp) e pelo vice-governador Carlos Fávaro (Sema), a partir da próxima semana.

As mudanças na equipe de governo se devem em decorrência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede que membros do Ministério Público ocupem cargos no Poder Executivo. Dessa forma, Peterlini e Galindo voltarão a exercer suas funções no MP.

Nesta quarta, Taques se reuniu com Ana Peterlini e Fábio Galindo, que oficializaram a decisão de deixar o Poder Executivo. Na mesma oportunidade, Taques já convocou as equipes da Segurança (comandantes da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Politec e Corpo de Bombeiros) e os adjuntos da Sema para informar sobre as mudanças e pedir continuidade nos planos de trabalho.

Na próxima semana, Pedro Taques voltará a se reunir com os adjuntos da Sesp e da Sema para planejamento das ações. 

Ao entregar o comando da pasta, Galindo destacou que um projeto é muito maior que qualquer pessoa. “O governo teve início em 01 de janeiro de 2015 com um projeto muito claro para o mato-grossense: levar segurança a ele e a sua família. Sabemos da grandeza e magnitude desta missão e continuamos com esse novo projeto. O governador é o grande líder deste projeto e será o novo secretário, deixando muito claro que a política de segurança, a missão que foi estabelecida no primeiro dia de governo não sofrerá solução de continuidade”, afirmou.

Galindo destaca que mesmo não atuando como secretário da pasta, continua acreditando no mesmo ideal e na equipe montada para gerir a Segurança Pública Estadual. Segundo ele, o projeto é grandioso e as Polícias, Politec e Corpo de Bombeiros continuarão desempenhando suas funções normalmente, sem qualquer recuo. “Deixo o governo com o sentimento dos grandes guerreiros: sentimento de dever cumprido, trabalhei todos os minutos para fazer o melhor, fiz seguindo os princípios e valores que foram projetados pela minha família, dedicação, honestidade e zelo com a coisa pública”, disse.

Peterlini, por sua vez, lembrou que a decisão do Supremo foi uma surpresa para a equipe e falou do aprendizado que teve durante os 15 meses que esteve à frente da Sema. “Foi um momento muito mais de aprendizado do que de trabalho realizado. Pude realmente perceber a complexidade de atuar no Poder Executivo, e ao mesmo tempo desenvolver ações que permitam o desenvolvimento de atividades econômicas a partir do momento que a Sema tem como atribuição licenciar e monitorar e fiscalizar e ao mesmo tempo desenvolver políticas públicas que possam contribuir para a preservação ambiental”, ressaltou.

A secretária afirma que durante o período foi possível desempenhar diversas ações e imprimir a imagem de transparência e ética na Sema. “Queria agradecer ao governador Pedro Taques a oportunidade e a felicidade de ter participado dessa equipe e de ter conhecido a complexidade de uma Secretaria de Meio Ambiente num estado tão gigantesco e tão complexo como o nosso”, agradeceu.