Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Cuiabá

Governador expõe situação do Estado aos novos Promotores de Justiça Substitutos

Política | 20 de Agosto de 2015 as 08h 44min
Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Como parte da segunda etapa do curso de formação dos 21 novos promotores de Justiça substitutos, o governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, abriu os trabalhos na tarde desta quarta-feira (19.08), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O chefe do Poder Executivo apresentou o atual cenário do Estado nas questões relacionadas à Segurança Pública, Educação, Infraestrutura, Saúde e os reflexos das obras da Copa do Mundo.

Na oportunidade, o governador destacou a necessidade de melhorias das estradas mato-grossenses, que hoje demanda investimentos bilionários para a realização de mais de dez mil quilômetros de pavimentação asfáltica. Falou ainda sobre a “indústria de liminares” na área da saúde. “Em 2014, o Estado pagou mais de R$ 100 milhões em cumprimento a decisões liminares. No primeiro semestre deste ano, já reduzimos para R$ 12 milhões e precisamos melhorar ainda mais”, alertou Taques.

Entre vários outros assuntos abordados, o governador finalizou sua participação com um pedido aos novos membros. “Fiscalizem, principalmente no interior do Estado, onde o promotor é quase tudo”, concluiu o governador.

Para o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, a participação espontânea do governador vem reforçar o reconhecimento ao trabalho do promotor de Justiça e da integração e fiscalização. “O governador se colocou a disposição para estar conosco hoje. Apesar da agenda apertada, esteve aqui e dialogou com nossos novos integrantes da instituição. Passou suas experiências e expôs os sete meses de gestão, com ênfase para as questões sociais, saúde, educação, segurança e sistema prisional”, pontuou Prado.

As experiências de integração institucional com autonomia e independência entre o Ministério Público e órgãos do Poder Executivo contaram ainda com a participação dos secretários de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo; de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio Neves, o comandante-geral da PM, Cel Zaqueu Barbosa e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo.

As atividades que envolvem palestras, discussões e ações práticas tiveram início na semana passada, com o objetivo de transmitir informações sobre a rotina diária da atuação do promotor de Justiça. O conteúdo programático foi elaborado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em conjunto com as Procuradorias Especializadas e Corregedoria Geral. Além de questões relacionadas à estrutura de funcionamento da instituição, também foram abordados aspectos referentes às prioridades de atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa da sociedade.

Desde a última segunda-feira, os novos membros foram divididos por grupos temáticos, para debater sobre a área da infância, patrimônio, cidadania, meio ambiente, central de inquéritos, Maria da Penha, Execução Penal, Família, Feitos Gerais e Auditoria Militar. Houve, inclusive, treinamentos sobre sistemas informatizados existentes no Ministério Público como SIMP, Gedoc e Protheus. As atividades serão concluídas com a participação dos novos membros no plenário do Júri e a participação na audiência pública com o tema “Queimadas: Reflexos na Saúde da População”.