Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Grupo de Rosana Martinelli reúne pré-candidatos a vereador em Sinop

Primeira reunião serviu para apresentar os pré-candidatos e orientar sobre a legislação eleitoral

Política | 27 de Abril de 2016 as 10h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

O grupo político que trabalha o projeto de sucessão do prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), se reuniu pela primeira vez na noite desta terça-feira (26), no Hotel Ucayali. Aproximadamente 30 pré-candidatos a vereador que integram o arco de aliança se apresentaram, colocando seus nomes a disposição.

Foi uma noite para começar a preparação dos pré-candidatos a vereador do grupo mas também para enaltecer a candidatura de Rosana Martinelli (PR). A atual vice-prefeita de Sinop foi reverenciada por várias lideranças políticas, apontada como o melhor nome para sucessão do prefeito Juarez Costa. “Rosana é a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo. Essa eleição foi feita para ela. Rosana se encaixa como uma luva no processo eleitoral de 2016”, ressaltou o suplente de senador e presidente do PMDB de Sinop, Jorge Yanai.

O endosso do PMDB ao projeto de Rosana não foi expedido apenas por Yanai. Mauro Garcia (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, classificou a pré-candidatura de Rosana como “o melhor produto” para a eleição de 2016. “Até teriam outros nomes dentro desse grupo político, que é forte. Eu mesmo gostaria de ser candidato a prefeito e me sinto preparado. Mas nenhum nome é tão bom quanto o de Rosana Martinelli para essa eleição”, pontuou Mauro Garcia.

O presidente do PR, José Carlos Ramalho, ressaltou a capacidade da pré-candidata em aglutinar partidos, lideranças e apoios políticos. “Com a sua forma de fazer política ela foi recebendo espontaneamente o apoio de todos. Hoje a tarde mesmo estive com Roberto Dorner [ex-deputado federal], que poderia ser um nome forte para a eleição desse ano, e ele me falou que está junto com a Rosana nesse projeto e que se não for para apoiá-la não irá apoiar mais ninguém”, discursou Ramalho.

Outro ponto muito citado foi o fato de Rosana ter a capacidade de dar continuidade ao trabalho feito por Juarez Costa sem que haja uma interrupção. As lideranças citaram a presença ativa da vice ao longo dos últimos 3 anos e 4 meses de gestão, assumindo interinamente a cadeira de prefeito em 5 ocasiões. “Rosana dará continuidade a sequência de obras iniciadas pelo prefeito Juarez sem precisar ‘parar’ para tomar conhecimento da situação. Ela já vai entrar em janeiro de 2017 sabendo como está cada processo, quais são as tramitações e o que precisa ser feito”, comentou o deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB).

Rosana agradeceu o apoio de todos ao seu projeto político e disse que, apesar do desgaste político do governo Federal, manterá a estratégia de gestão do atual prefeito, primando pela busca de recursos junto a União para viabilizar grandes obras de infraestrutura para o município. “O recurso federal é o mais importante para administrar a cidade de Sinop. Independente da aprovação ou rejeição que esse governo tenha, precisamos colocar Sinop entre as prioridades do orçamento da União. Foi dessa forma que a cidade avançou nos últimos 7 anos e é assim que pretendemos continuar fazendo”, discursou a pré-candidata.

Até o momento Rosana aglutina em seu projeto para o executivo o apoio do PR, PMDB, PT, PV, PROS, Solidariedade, PV e PMB, além de algumas lideranças pontuais do PP e do PSD, partidos que também tem conversado com o projeto político da oposição.

 

Pré-candidaturas a vice e a vereador

O nome de Rosana para disputar o posto de prefeita de Sinop é uma unanimidade dentro do grupo. O mesmo não pode ser dito sobre o cargo de vice. Ainda não há uma definição de quem irá compor a chapa com a candidata do PR.

O mais provável é que esse nome seja apontado pelo PMDB, principal aliado no projeto político. Durante a noite desta terça-feira, dois vereadores do partido colocaram seus nomes a disposição para ser vice-prefeito. Nevaldir Graf, o Ticha, foi um deles. Empresário, vereador e ex-secretário municipal, Ticha diz estar preparado para a função. “Mas acima de tudo sou grupo”, ressaltou o vereador.

O presidente da Câmara, Mauro Garcia, também colocou seu nome a disposição do grupo para ocupar a cadeira de vice, ponderando que o mais importante é estabelecer uma aliança forte para dar continuidade ao projeto iniciado pela gestão Juarez Costa. “A administração atual tem feito muito bem para Sinop. Não podemos correr o risco de voltar para traz. Precisamos dar sequência nesse trabalho”, comentou Mauro.

Na primeira reunião política aberta, Rosana conseguiu reunir aproximadamente 30 pré-candidatos a vereador, mostrando que terá um forte contingente para o pleito de 2016. Nesse grupo estão 9 dos 15 atuais vereadores: Mauro Garcia, Ticha, Ticola, Francisco Specian, Hedvaldo Costa, Roger Schallemberger, Fernando Brandão, Roberto Trevisan e Ademir Bortolli.

Ex-vereadores que retornam ao cenário político também engrossam o caldo. É o caso do apresentador de TV Gilson de Oliveira, do empresário Remídio Kuntz e da suplente de vereadora, Neiva da Alvorada. O grupo conta também com ex-secretários municipais, como Agnaldo Turra, Ivete Mallmann, Cristina Ferri, Professora Branca, Juventino Silva e Sérgio Vargas. Entre os nomes “novos” da política que se apresentaram ontem e que podem surpreender no pleito de 2016 está o empresário Billy Dal’Bosco (PR), que anunciou sua pré-candidatura a vereador. “Temos aqui um time campeão”, resenhou Rosana.

Além das orientações do deputado estadual Silvano Amaral, os pré-candidatos receberam uma palestra de um advogado sobre as limitações da legislação eleitoral em 2016. Essa preparação é uma forma de garantir que os bons nomes do grupo consigam disputar a eleição com suas documentações em dia e que seus votos não sejam anulados por eventuais erros durante a campanha. “Será uma campanha curta, de 45 dias, com pouco dinheiro e muito grupo. Minha recomendação é para que todos os pré-candidatos preparem sua documentação com antecedência, para que não haja surpresas como impugnações de candidatura durante a campanha. Trabalhem bem o período de pré-campanha, escutem os eleitores e formem grupos para fazer uma eleição de resultado que não dependa de dinheiro”, aconselhou Silvano.

A norma eleitoral, em 2016, prevê um teto de gastos para as campanhas de vereador na ordem de R$ 70 mil. O período de campanha começa em 16 de agosto. Os nomes dos candidatos serão definidos no final de junho, após as convenções.