Grampolândia
Informação de que grampos pertenciam ao governador exige uma CPI, afirma deputada
Para Janaina, mais eleitoreiro do que a CPI seria esperar deixar a eleição passar para investigar
Política | 02 de Agosto de 2018 as 17h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

As declarações prestadas a justiça pelo cabo da Polícia Militar de Mato Grosso, Gerson Correa, exigem que a Assembleia Legislativa instale uma CPI para investigar o governador Pedro Taques (PSDB). Essa é a posição da deputada estadual, Janaina Riva (MDB). Em um vídeo gravado para o Cidade Alerta (TV Capital), nessa quinta-feira (2), Janaina voltou a atacar o escândalo dos grampos ilegais, atribuindo integralmente a responsabilidade do crime ao governador do Estado.
Segundo Janaina, o depoimento do Cabo Gerson, um dos operadores dos grampos, deixou claro que os equipamentos para fazer as escutas ilegais foram adquiridos pelo governador e seu primo, Pedro Taques. “Estima-se que mais de 70 mil pessoas tenham sido grampeadas ilegalmente por esse esquema. A CPI será uma forma de levar explicações sobre esse escândalo para a população”, defendeu Janaina.
A deputada pretende apresentar o pedido formal para a instalação da CPI na próxima terça-feira (7). Janaina acredita que já tem as 8 assinaturas de deputados necessárias para abrir a comissão. Segundo ela, o líder do governador na Assembleia, Wilson Santos (PSDB), já sabe que é impossível travar a CPI e, por isso, está propondo um documento para que os 24 deputados assinem. “A CPI precisa ser séria, sem politicagem, para ouvir todos os citados e apurar tudo que aconteceu desde 2014 até 2017 (período em que os grampos ilegais operaram). Não pode ser algo direcionado”, sustenta Janaina.
A deputada também rebateu a afirmação de que uma CPI nesse momento, as vésperas do período eleitoral, no final do mandato de Taques, seria uma atitude “eleitoreira”. “Dizer que tem que esperar o período eleitoral passar para abrir a CPI é ainda mais eleitoreiro”, afirmou.
Notícias dos Poderes
AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25