Bom dia, Segunda Feira 27 de Maio de 2019

Política

Janaína Riva é a 1ª mulher a presidir a Assembleia Legislativa

Atual presidente, Eduardo Botelho confirmou afastamento do cargo

Encrustado na história | 17 de Abril de 2019 as 15h 01min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

Janaína Riva (MDB), filha do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, é a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da casa de leis do Estado. A deputada foi conduzida à função na sessão ordinária desta quarta-feira (17). O atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), oficializou o seu afastamento, passando o cargo para a vice-presidente, Janaína Riva.

Janaina agradeceu aos colegas de parlamento, falou da importância de ser a primeira mulher a exercer o cargo de presidente do Legislativo, lembrou da sua família e se comprometeu a fazer o melhor para a população mato-grossense. “É a primeira vez em 184 anos de história de parlamento, uma mulher, a única mulher da legislatura assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso... Assumo este desafio de cabeça erguida e humildemente, assim como eu cheguei a Assembleia Legislativa quatro anos atrás. Por isso o meu muito obrigado pela confiança, a minha família, ao meu marido, aos meus pais, aos meus filhos. Meu compromisso a todos os mato-grossenses é fazer sempre o melhor nos dias que estiver dentro dessa casa”, afirmou a deputada.

Botelho, que foi reeleito como presidente da casa de leis em fevereiro, está se afastando do cargo de deputado para cuidar de sua saúde. O parlamentar tem o período de 120 dias (4 meses) para ficar ausente da função, no entanto ele não decidiu até que dia permanecerá longe do legislativo. Em seu lugar, assumirá a partir da semana que vem, o vereador e apresentador, Toninho de Souza (PSD).

Filha do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (sem partido), Janaína foi eleita em 2014 com 48,1 mil votos e reeleita em 2018 como a candidata mais votada, com 51,1 mil votos. Em fevereiro, a deputada foi eleita na chapa encabeçada por Eduardo Botelho, como vice-presidente da casa de leis.

COMENTARIOS