Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Jovem empresário pode encabeçar a 3ª via para prefeitura de Sinop

Projeto político independente aponta Rafael Biachi como possível candidato a prefeito

Política | 16 de Outubro de 2015 as 12h 06min
Fonte: Jamerson Miléski

Rafael Bianchi: novo nome para 2016 |

Uma terceira via para a eleição de 2016 começa a se desenhar em Sinop. O empresário Rafael Biachi, está sendo indicado para encabeçar um projeto de candidatura para prefeito no pleito do próximo ano. A articulação é motivada por outros empresários da cidade que almejam uma renovação na classe política de Sinop.

Empresário jovem, com apenas 34 anos, Rafael é o gestor a frente dos negócios da família que incluem lavouras de banana, laboratório de mudas, uma indústria de processamento da fruta e piscicultura. Filho do agricultor e pioneiro de Sinop, Getúlio Biachi, Rafael administra os negócios da família que é responsável por 90% de toda banana consumida na região.

“Virgem” na política, o empresário filiou-se recentemente ao PDT, dentro do prazo exigido pela legislação eleitoral para pretensos candidatos (5 de outubro). Segundo Rafael, o projeto político ainda é embrionário. “A possível candidatura nasce de uma vontade compartilhada por alguns amigos e empresários de fazer uma política diferente. Muitos pedem e cobram mudanças na política mas são poucos que se dispõem a largar seus negócios e se oferecer para fazer diferente”, comentou Rafael.

O projeto de candidatura deve ser oficializado no mês de novembro. É quando o PDT de Sinop deverá realizar um encontro regional. São esperadas as presenças do deputado estadual da sigla, Zeca Viana e do senador da República, Cristovam Buarque, ícone maior do PDT no país.

 

Cenário Sinop 2016

As informações dos bastidores da política, até então, apontam para uma disputa polarizada para a prefeitura de Sinop em 2016. Pelo grupo do atual prefeito, Juarez Costa (PMDB), o nome mais consolidado é de Rosana Martinelli, sua vice-prefeita que recentemente agremiou-se ao PR. O grupo do prefeito ainda tem na sua base atual o PSB, o Solidariedade, PROS, o PP e o PT – esses dois últimos mais distantes nos últimos meses, porém ainda dentro do governo.

No outro corner está o grupo composto pelos partidos quase fundidos em Sinop, PSDB e DEM. Recentemente o ex-deputado estadual Dilceu Dal’Bosco desligou-se do DEM para filiar-se aop PSDB, com a pretensão de viabilizar sua candidatura. O grupo aponta ainda o vereador Fernando Assunção (PSDB), como possível candidato a prefeito – nome que teria o endosso do governador Pedro Taques (PSDB).

Sem um posicionamento claro está o PSD. O partido que possui 2 cadeiras na Câmara posiciona-se no legislativo como base de sustentação ao prefeito Juarez Costa. No entanto, o líder da sigla no município, Roberto Dorner, esteve na oposição nas eleições de 2012 e é apontado como possível candidato a prefeito em 2016.

Outros nomes que foram apontados como possíveis candidatos a prefeito de Sinop são do vereador Dalton Martini (PP) e do presidente da OAB de Sinop, Felipe Guerra (PT). Porém ambos negam que são candidatos. O vereador Hedvaldo Costa, único membro do PSB no legislativo, disse que o partido segue na base de sustentação do prefeito Juarez Costa, mas que não tem dificuldade ou restrição qualquer de alçar um projeto próprio para 2016.