Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Rusga política

Juarez fala do projeto do novo fórum e diz: “não é o Mauri que decide”

Prefeito critica postura do ex-secretário por mobilizações para definir local do novo fórum

Política | 06 de Fevereiro de 2015 as 15h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

Durante a reunião realizada na terça-feira, que oficializou a liberação da área para construção do shopping Sinop, o prefeito Juarez Costa comentou sobre os projetos da nova sede da prefeitura e do novo fórum. Ao responder indagações de empresários que se mobilizaram para garantir a instalação de empreendimento na região da UFMT, Juarez reservou algumas críticas ao seu ex-secretário, Mauri Rodrigues de Lima. “Ele precisa entender que eu sou o prefeito, sou o dono da caneta e nem por isso mando na cidade”, disse Juarez.

Segundo o prefeito, o desafeto de Mauri para com sua gestão teria surgido após a sua saída da secretaria de saúde, em fevereiro de 2013, quando deixou a pasta para assumir o cargo de secretário estadual de Saúde. Juarez afirma que o ex-secretário queria que “uma mulher” fosse nomeada para seu antigo cargo. Ao invés disso, o prefeito optou pelo nome do vereador e médico, Francisco Specian Junior. O descontentamento teria dado origem a rixa, bastante evidenciada pela linha editorial que a emissora de TV de propriedade de Mauri adotou após o episódio.

O ex-secretário foi um dos principais articuladores do movimento que reuniu empresários afim de pressionar a prefeitura para que desimpedisse a área para construção do shopping. Os empresários, que possuem terrenos e negócios na região da UFMT também passaram a pedir a construção do novo fórum e da sede da prefeitura no final da Avenida Alexandre Ferronato.

Nova prefeitura

Segundo Juarez, a nova prefeitura será instalada onde houver proposta de parceria. “Muito se fala sobre prefeitura. A prefeitura vai para o lado que for mais interessante financeiramente. Nós queremos parcerias”, afirmou.

A indefinição do local é polarizada. A primeira possibilidade é de construir no final da Av. Alexandre Ferronatto, no espaço onde foi projetado o centro cívico. A outra é na Avenida Bruno Martini, sentido aeroporto, nas terras do vereador Dalton Martini.

 

Novo fórum

A situação é semelhante a da prefeitura, com a mesma disputa entres as localidades: eixo UFMT ou sentido aeroporto. “Tanto para o lado de cá quanto para o lado de lá, não existe problema de terra para o Fórum”, explicou Juarez.

A diferença é que a decisão é do Tribunal de Justiça. Segundo o prefeito, se o entendimento do presidente do TJ for pelo eixo da UFMT, a prefeitura tem um terreno para destinar. “Não precisa empresário se sacrificar doando terra”, comentou o gestor. “O que está se discutindo é como será feito, se vai vender o atual prédio em troca da construção da nova sede... a justiça não tem dinheiro para construir prédio”, afirmou.

O projeto para construção de um novo fórum é uma sequência do processo de elevação da comarca para entrância especial, oficializada em dezembro de 2014.

Confira no vídeo o que Juarez disse na reunião.