Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Juiz rebate alegações de que está interferindo nos assuntos da Câmara

Magistrado retruca pedido para se afastar do processo de cassação de Brandão e critica a Câmara

Política | 10 de Julho de 2017 as 11h 46min
Fonte: Jamerson Miléski

“A Câmara de vereadores não está acima de qualquer suspeita”. Essa foi a resposta do juiz da 6ª vara da Comarca de Sinop, Mirko Gianotte, para as alegações de que ele estaria promovendo uma ingerência do poder judiciário sobre o legislativo municipal – violando o conceito de interdependência dos 3 poderes. Mirko foi o autor das duas liminares que “travaram” o processo de cassação do mandato do vereador Fernando Brandão (PR), acusado de praticar um “Mensalinho”, recebendo parte dos salários de um dos servidores comissionados da Câmara.

Após a última liminar, expedida por Mirko na quinta-feira (6), que suspendeu pela segunda vez a votação do processo de cassação, o advogado da Câmara, Estevan Contini ingressou com um recurso no Tribunal de Justiça, tentando reverter a situação. Na apelação, além da reversão da liminar, o advogado pediu a suspeição do magistrado – que é uma impedição do juiz para julgar assuntos referentes a este processo. “Este Poder Legislativo encontra-se totalmente vilipendiado ante a expressa infringência ao Princípio Constitucional da Separação dos Poderes e temeroso em razão as decisões reiteradas e equivocadas proferidas pelo Magistrado [Mirko], o qual desprovido de qualquer fundamentação lógica e jurídica, e ainda em desrespeito evidente a decisão deste Egrégio Tribunal, vem determinando a suspensão, de última hora, da sessão de julgamento de um de seus pares”, relatou o advogado em seu recurso.

O assessor jurídico da Câmara alegou que, após a segunda liminar deferida por Mirko, “não vislumbramos mais qualquer imparcialidade do mesmo, ou ainda que o mesmo possua desinteresse no desfecho dos processos”. Ou seja, Mirko foi acusado pelo advogado da Câmara de ter algum tipo de interesse pessoal com o processo de cassação do vereador Fernando Brandão.

O magistrado rebateu a acusação na mesma proporção. Em entrevista concedida ao GC Notícias, Mirko foi incisivo ao repudiar a postura do advogado da Câmara. “Será que ele [Estevan Contini] pensou que, só porque foi meu assessor, eu julgaria a seu favor? Que o correto seria analisar o caso da forma que o agrada? Se ele está acostumado com um juízo parcial, talvez eu tenha errado na escolha do meu antigo assessor”, rebateu Mirko.

Sobre o pedido de suspeição, o magistrado disse que comentará sobre o conteúdo em uma hora oportuna, mas que a forma como a demanda foi apresentada é um “arrepio procedimental”, algo “sem pé nem cabeça”.

Mirko afirmou que não possui qualquer vínculo com o vereador Fernando Brandão ou interesse particular nesse processo de cassação. O magistrado disse que sequer teve contato com Brandão e que a única conversa foi com os advogados do vereador. “Não me sinto suspeito. Não irei me afastar desse processo apenas porquê o advogado da Câmara acha que eu deva. Esse juiz não é filho de pais assustado”, criticou Mirko.

Sobre as alegações de que a postura do magistrado tem violado o princípio da separação dos poderes, Mirko disse que exerce jurisdição e não intervenção. O juiz citou o princípio da inafastabilidade, que estabelece a obrigação do poder judiciário apreciar das demandas que são apresentadas por todos. Para ele, sua atuação nesse caso foi avaliar o processo provocado pelos advogados de Brandão e despachar tal demanda com base em seu crivo legal. “A Câmara não está acima de qualquer suspeita. Suas ações não estão imune de excessos, de vícios ou má fé. É função do poder judiciário promover o reequilíbrio e estabelecer a ordem legal quando esta é violada”, afirmou o juiz.

Sobre a reverberação do caso entre a população, que vê as decisões do juiz como uma interferência na autonomia dos vereadores, Mirko foi enfático. “Se a população está descontente com a situação, sugiro que escolham melhor seus representantes na próxima eleição, para que não seja preciso chegar até este ponto”, lançou o magistrado.

Para o juiz da 6ª vara, sua intervenção não teria sido necessária se o processo de cassação tivesse sido conduzido da forma correta, independente de qual fosse o seu desfecho.