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Articulação

Lideranças políticas tentam antecipar obras da BR-163 em Sinop

Prefeito, deputado e senador se reuniram com o diretor geral da ANTT para discutir o projeto

Política | 24 de Março de 2015 as 18h 12min
Fonte: Jamerson Miléski

O diretor geral da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), Jorge Basto, recebeu em seu gabinete, na tarde de hoje, terça-feira, o prefeito de Sinop, Juarez Costa, o deputado estadual Silvano Amaral e o senador da República, Wellington Fagundes. A reunião técnica foi para discutir as obras de infraestrutura previstas para o perímetro urbano de Sinop, que serão executadas pela concessionária da BR-163 – Rota do Oeste/Odebrecht.

Segundo o deputado Silvano Amaral, o principal objetivo é antecipar a execução dessas obras, previstas no cronograma da concessionária para 2019. “Apresentamos as estatísticas de fluxo de veículos, número de acidentes e vítimas, registrados nos perímetro urbano de Sinop, para justificar a necessidade de antecipar essas obras”, explica Silvano.

A pauta da reunião apresentou 6 pontos específicos. A solicitação de um viaduto entre o Alto da Glória e o Jardim Umuarama 2, a alteração do viaduto projetado para a avenida Foz do Iguaçu remanejando para a Avenida dos Tarumãs; o aumento da capacidade do fluxo do viaduto que conecta a Avenida Júlio Campos com a Alexandre Ferronatto; a implantação de um viaduto no prolongamento da Avenida das Palmeiras; a implantação de um viaduto na entrada da MT 423, que dá acesso a cidade de Cláudia; e um outro viaduto entre este e a intercessão da BR-163 com a MT-220.

O deputado afirmou que o diretor da ANTT já parecia ter conhecimento do assunto. “Ele se mostrou comprometido com nossas solicitações e ciente da inversão do tráfego para Santarém, o que deve aumentar muito o fluxo de veículos por Sinop. O viaduto na entrada de Cláudia foi praticamente descartado, mas o diretor ponderou a implantação de um contorno, com um grande trevo de acesso”, revelou o deputado.

Segundo Silvano, as demandas serão encaminhadas para o departamento técnico da ANTT, que deverá emitir um parecer nos próximos 60 dias. Será estudado a possibilidade de implantar uma nova frente de trabalho (a concessionária já possui uma no eixo Sul, próximo a Rondonópolis). “O estudo envolve a readequação do plano de metas e até o cálculo para cobrança da tarifa. É uma análise técnica, que a partir dessa reunião começa a ser feita”, enfatizou o deputado.

Nenhum compromisso sólido foi feito pelo diretor da ANTT. Além do deputado, o prefeito e o senador se comprometeram a acompanhar a demanda até que haja um desfecho.

 

Projeto apresentado

No dia 19, diretores da Rota do Oeste apresentaram o projeto com as obras de infraestrutura previstas para o trecho da BR-163 localizado no perímetro urbano de Sinop.

A empresa, que detém a concessão da rodovia pelos próximos 30 anos pretende construir na cidade mais 5 viadutos, além de passarelas e a duplicação da pista até o Camping Clube.

A primeira proposta apresentada pela Rota do Oeste contempla 40km de passagem urbana. As obras iniciam no Alto da Glória, na entrada sul da cidade, com a construção de um grande viaduto. No entroncamento com a MT-140, que dá acesso a cidade de Santa Carmem, será erguido um viaduto com dois módulos de rotatória, um sobre cada perimetral. Para o prefeito, a obra é importante para suportar o fluxo futuro, esperado com a conclusão dos 3 mil apartamentos do Residencial Nico Baracat, bem como os novos loteamentos em processo de instalação.

Outro viaduto foi projetado pela Rota do Oeste no entroncamento com a Avenida dos Flamboyants. No eixo norte, está projetado um viaduto no entroncamento com a perimetral Norte, próximo ao Parque de Exposições. O último grande viaduto previsto pela concessionária, o maior dos 5, é no entroncamento com a MT-220, que dá acesso a cidade de Juara. A obra ficará em frente ao Camping Clube, onde já existe um grande trevo e é o limite fim do trecho administrado pela concessionária.

Toda a extensão do perímetro urbano será duplicada, com as laterais pavimentadas, em um padrão similar ao existente no eixo sul de Sinop. Pelo menos 3 passarelas devem ser construídas a partir do próximo ano, nos pontos em que há travessia de alunos e fluxo intenso de pedestres.