Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

CRISE

Lucas do Rio Verde ficou 30% mais pobre em 3 anos devido crise, diz o prefeito Pivetta

Política | 21 de Março de 2016 as 14h 17min
Fonte: Midia News

O prefeito de Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá), Otaviano Pivetta (PDT), administra uma cidade com índices positivos e acima da média nacional tanto em educação, como de Desenvolvimento Humano (IDH), além de ser economicamente forte devido ao agronegócio, porém, adianta que a crise vem afetando as contas do município.

"Nos últimos três anos, Lucas do Rio Verde empobreceu 30%, uma média de 10% ao ano", afirmou.

O problema é que a receita, apesar de ter acréscimos, não corresponde com os índices de inflação do país, com isso, a capacidade de investimento fica comprometida, uma vez que os materiais, maquinários, e todos os outros itens que são adquiridos pela Prefeitura encareceram. No úlitmo ano, a inflação foi de 10% e a estimativa de arrecadação para este ano é a mesma de 2015, que é algo em torno de R$ 160 milhões para uma cidade de 75 mil habitantes.

Questionado como tem enfrentado a crise nacional e ainda mantido números positivos que garantem o crescimento do município, Pivetta afirma: "estamos usando a fórmula das mães - sustentar todos os filhos com o mínimo necessário, de maneira igual, mas com aplicação dos recursos bem feita para se tornar suficiente".

No último ano de mandato, o prefeito adianta que o desafio da próxima gestão será manter a qualidade dos serviços em um município que cresce num ritmo de 10% ao ano, com uma receita decrescente de 10%.