Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Nova pesquisa aponta Rosana 46%, Dorner 24% e Dalton 10%

Levantamento da Real Dados/Só Notícias mostra vantagem da atual vice nas intenções de votos

Política | 01 de Setembro de 2016 as 15h 38min
Fonte: Redação

A vice-prefeita, Rosana Martinelli (PR), continua na frente na disputa pela prefeitura de Sinop. Foi o que revelou a pesquisa realizada pelo instituto Real Dados, encomendada pelo site Só Notícias. A pesquisa foi divulgada na manhã desta quinta-feira (1º), e é a primeira realizada pelo instituto Real Dados.

Na amostragem Rosana lidera as intenções de votos com 46%. O segundo colocado é o candidato da oposição, Roberto Dorner (PSD), com 24% das intenções de voto. Dalton Martini (PP), candidato da Frente Alternativa, acumulou 10%. Não sabem ou não responderam totalizaram 12%. Brancos e nulos 8%.

O resultado difere um pouco da última pesquisa, realizada pelo instituto Mark e divulgada em 20 de agosto (há 11 dias). Nela, Rosana tinha 53,3%, Dorner 15,9% e Dalton 9,3%. Enquanto o ex-presidente da Câmara mantém, nos dois levantamentos, praticamente a mesma quantidade de votos entre os pesquisados, Rosana teve uma queda de 6% e Dorner uma alta de 8%. Ainda assim, a oscilação fica dentro da margem de erro das duas pesquisas.

A pesquisa Real Dados foi feita entre os dias 27 e 28 de agosto, com 500 entrevistados, em todos os bairros. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE de Mato Grosso com número MT-04139/2016.

Espontânea e rejeição

Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não são apresentados, Rosana aparece com 38,4% das intenções de votos. Roberto Dorner tem 19% e, Dalton, 7,8%. Nessa amostragem, 27,4% declararam que não sabem ou não responderam. Brancos e nulos 5,4%.  Outros seis nomes que não são candidatos foram citados na pesquisa e representam 2%.

O instituto também mediu a rejeição dos candidatos, perguntado em qual dos nomes que disputam a eleição o eleitor não votaria. Roberto Dorner é o mais rejeitado, com 30,6% das opiniões. Em segundo lugar está Dalton, com 23,8%. Rosana tem a menor rejeição entre os candidatos: 14,4%.

Outros 20,8% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum deles. Não sabem ou não responderam 10,4%. O número de eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos é 1% maior do que o número da pesquisa estimulada de eleitores que votarão em branco, nulo ou que não responderam.

O instituto também informa que 40% dos entrevistados declararam que podem mudar a intenção de voto até o dia da eleição. 60% declararam que é definitivo.