Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Redação

O atleta político e a bandeira pela defesa do futuro

Joaninha é o primeiro vereador entrevistado em uma série do GC Notícias sobre o perfil dos vereadores

Política | 17 de Julho de 2020 as 15h 57min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

Primeiro piloto brasileiro a realizar o looping invertido (backflip), Gilmar Flores – o Joaninha, nunca abandonou as competições. Há quase 4 anos o piloto de MotoCross se arrisca em outra área. Na política desde 2016, quando foi eleito o 4º vereador mais votado de Sinop, Joaninha ergueu as bandeiras do esporte e da educação. Dentre os projetos de destaque, estão as emendas impositivas para aquisição de passagens aos atletas que representam o município em competições nacionais e internacionais, e também os trabalhos sociais. Para ele, o esporte tem o poder de transformar vidas.

“Desde o começo do mandato olhamos para os atletas de alto nível. É importante, porque eles se sentem valorizados, pois são atletas que trabalharam a vida toda pra chegar até lá. Tem também esse trabalho social que as pessoas fazem nas escolinhas nos bairros, para atender crianças de classe média e baixa. O esporte tem um poder transformador muito grande na vida dessas pessoas, porque as pessoas que mexem com esses projetos, ela passam lições de vida que vão fazer a diferença na vida dessas crianças. A criança não vai só pra treinar, mas vai ter lição de cidadania”.

Ao todo, 39 passagens (terrestre e área) foram destinadas a atletas individuais de alto rendimento e que foram selecionados em edital voltado ao suporte logístico para participação em competições oficiais, no Brasil ou no exterior. Os recursos utilizados para a compra, totalizando R$ 62 mil, são provenientes de uma emenda impositiva do vereador. Para as escolinhas esportivas os recursos foram destinados à compra de materiais, para garantir qualidade nas atividades realizadas com as crianças e a descoberta de novos talentos.

 

Incentivo à leitura

Na educação, Joaninha promoveu a implantação de políticas públicas municiais de incentivo à leitura. A proposta foi acolhida pela prefeita Rosana Martinelli e desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura com a criação do Projeto Institucional de Leitura.

A proposta do vereador ultrapassa o ambiente escolar, mas envolve também as famílias. As ações do foram desenvolvidas nas escolas da rede municipal para incentivar o hábito de escrita e leitura junto aos alunos e os pais. A causa ultrapassou a atividade parlamentar, já que Joaninha realizou palestras e apresentações para as crianças, trajado como piloto de Motocross e acompanhado da moto em que realiza seus shows.

A dedicação dos profissionais da educação e a participação da comunidade escolar foi tamanha, que o projeto foi um dos reconhecidos como case de sucesso do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

 

Centro Esportivo

Dos projetos que ainda pretende desenvolver enquanto vereador, Joaninha trabalha com a proposta de implantação de um centro esportivo. O que, segundo ele, poderia ter acontecido se tivesse sido realizada a permuta com a área do estádio Gigante do Norte. “Foi um projeto que fiquei muito triste que não aconteceu. Era um sonho de todos que participam do esporte”.

Para Joaninha um centro que dê possibilidade para diferentes práticas esportivas pode diminuir diferenças sociais e dirimir preconceitos. “Um grande sonho que eu tenho como projeto e vai fazer parte da minha vida política é um centro de eventos esportivo. Colocarmos vários tipos de esporte como pista de arrancada, wheeling (esporte radical praticado com motocicleta e bicicleta). Abrigar todo esse pessoal que são excluídos. Com um local apropriado e mostrar a importância do esporte e não fazer em ruas”.

Um dos exemplos de quebra de paradigmas e valorização do esporte citados por Joaninha é a pista de skate construída no Ginásio José Carlos Pasa, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Câmara e UHE Sinop. A pista tem 752m², no modelo Street Plaza. “Trabalhamos muito pra conseguir essa pista. Incluímos o skate como uma das categorias nos Jogos Olímpicos e também aprovamos o Dia Municipal do Skate”.

 

O interesse pelo futuro

Com discurso simples e tímido, Gilmar Flores definitivamente carrega como marcas de sua atuação política o interesse pela valorização do esporte e da educação. Mas orbita também em outras áreas. Nesses quase 4 anos, ele votou favorável a vários projetos de interesse social, como a aprovação de R$ 100 milhões em obras de asfalto, para diversos bairros do município.

O diferencial da experiência do vereador e do atleta está justamente na defesa das bandeiras de mandato. Para políticos com anos de atuação, investir em esporte e educação para crianças é algo que não agrega votos, mas o gesto do ídolo do esporte demonstra a intenção de seguir àquilo que se propôs. Transformar futuros.

Já para este ano, último da atual legislatura, Joaninha havia planejado ampliar a rede de apoio e incentivo às atividades esportivas, porém alguns projetos seguem suspensos por conta da pandemia do conoravírus. “A gente vê a gestão investindo aí na reestruturação dos ginásios, praças esportivas e parques e criando outras áreas, mas estão suspensas essas atividades”.