Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Oposição apresenta chapa alternativa e pede consenso entre vereadores

Grupo composto por 5 vereadores diz que chapa encabeçada por Bortoli foi imposta

Política | 30 de Dezembro de 2016 as 15h 47min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma segunda chapa formada pelos vereadores de oposição deverá ser apresentada para concorrer a eleição da Câmara de Sinop. O anúncio foi feito logo após o anúncio das 9 assinaturas no documento que registra a chapa encabeçada pelo vereador da situação, Ademir Bortoli (PMDB).

A chapa da oposição tem 5 assinaturas, sendo 4 de vereadores do PSDB e um do PDT. Dilmair Callegaro (PSDB), vereador mais votado no pleito de 2016, foi apontado como presidente. Joacir Testa (PDT), é o primeiro secretário. Os demais cargos da mesa diretora não foram relacionados. Apoiam a chapa os vereadores Luciano Chitolina (PSDB), Icaro Severo (PSDB) e Adenilson Rocha (PSDB).

Segundo o vereador Adenilson Rocha, a resistência do grupo não é ao nome de Ademir Bortoli para presidente, e sim a forma como a chapa foi montada. “O prefeito impôs a chapa. Não foi um consenso entre os 15 vereadores eleitos, como deveria ser. Em nenhum momento procuraram discutir a formação da mesa diretora com os 15 vereadores”, declarou Rocha.

Posição similar é de Joacir Testa. O vereador, que chegou a ser chamado para integrar o grupo que apoia a eleição de Bortoli, disse que recusou o convite pela forma como a chapa foi articulada. “O legislativo precisa ser independente do executivo. A renovação que teve na Câmara nessa eleição mostrou isso. A chapa que vai fazer a gestão do poder legislativo precisa ser formada e discutida pelo legislativo, não pelo executivo”, criticou Testa, fazendo menção às reuniões que alguns vereadores tiveram com a prefeita eleita, Rosana Martinelli (PR) e o atual prefeito, Juarez Costa (PMDB).

Segundo Testa, os nomes colocados na chapa alternativa nos cargos de presidente e primeiro secretário são uma “sugestão”. Para o vereador, o grupo aceita trocar a composição da mesa desde que seja para chegar um consenso com os demais.

O GC Notícias questionou Adenilson se “consenso” significava o PSDB ter cargos na mesa diretora. O vereador afirmou que o grupo não está interessado em cargos e sim em discutir uma composição que seja justa e que atenda os interesses para o bom funcionamento do legislativo, de forma “independente”. “Essa chapa foi discutida entre si”, alegou.

A eleição para presidência da Câmara será no domingo, dia 1º de janeiro, após a posse dos candidatos eleitos. A primeira sessão será presidida por Dilmair, que foi o mais votado do pleito e deverá abrir o processo de eleição da mesa diretora.

Para ver a composição da outra chapa, encabeçada por Bortoli, clique aqui.