Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Embate

Oposição pede liberdade para investigar. Prefeito diz que nunca impediu

Wollgran lista requerimentos feitos por Juarez quado vereador e pede para prefeito parar de xingar

Política | 11 de Março de 2015 as 17h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Foi com o ditado popular que o vereador de oposição, Wollgran Araújo (DEM), abriu o seu discurso no pequeno expediente da sessão da Câmara de Sinop da última segunda-feira (9). A fala direcionada ao prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), reprovava a atitude do gestor, que teria utilizado dos veículos de comunicação para “xingar” o vereador e, por consequência, o poder legislativo municipal. “Requerimento é prerrogativa do vereador. Faz parte do trabalho e das obrigações dos vereadores fiscalizar o poder público. O prefeito, quando era vereador, fez muito uso desse expediente”, criticou Wollgran, justificando o bordão “faço o que eu digo, não faça o que eu faço”.

O vereador de oposição se deu ao trabalho de fazer um levantamento junto a assessoria da Câmara para apurar quantos requerimentos Juarez fez ao longo dos 6 anos que esteve na casa de leis. Segundo sua relação, foram 10 requerimentos em 2001, 2 em 2002, 11 em 2003, 12 em 2004, 13 em 2005 e 5 em 2006 – em um total de 53 requerimentos. “Então pare de demagogia e deixe o vereador trabalhar”, finalizou Wollgran.

O GCNotícias questionou o prefeito sobre as declarações. Juarez disse que em nenhum momento pediu para sua bancada de sustentação para que dificultasse a aprovação de requerimentos. No entanto, disse que muitas das “tentativas” de fiscalização feitas pela oposição não tem necessidade. “A maioria dos requerimentos pedem informações que já estão no balancete. Além disso existe Portal da Transparência e o departamento de Controle Interno, que apura e acompanha tudo que é feito na prefeitura com autonomia plena, concedida por lei. O controle interno é o Tribunal de Contas dentro da prefeitura”, enfatizou o prefeito.

Juarez considera “muito pouco” os requerimentos que apresentou enquanto vereador e lembro que o número só não é maior porque existia uma maioria de situação que reprovava os pedidos. “Na época que fui vereador era diferente. Não havia nenhum desses dispositivos de transparência e quando pedíamos documentos para investigar erramos barrados pela maioria”, lembro. “Hoje no jeito que são as coisas, nem precisaria fazer requerimento”, completou.

Segundo o gestor, todas as demandas levantadas enquanto vereador foram formalizada como denúncia aos órgãos competentes. Ou seja, além de levantar o assunto na tribuna, as demandas foram levadas a diante, resultado em ações civis públicas.

Acompanhe no vídeo o discurso do vereador e a fala do prefeito.