Eleições 2020
Partido começa se organizar para próxima eleição em Sinop
Podemos passa a ter uma comissão provisória que vai formar o diretório municipal
Política | 24 de Maio de 2019 as 12h 14min
Fonte: Jamerson Miléski

O deputado federal e presidente do PODEMOS em Mato Grosso, José Medeiros, está em Sinop nessa sexta-feira (24), deflagrando o processo de implantação do diretório do partido no município. Durante a manhã, Medeiros se reuniu com lideranças locais, constituindo uma comissão provisória do Podemos, com um presidente interino que irá conduzir os trabalhos até que uma eleição seja feita.
Segundo Medeiros, a ambição do Podemos em Sinop será determinada pelos seus integrantes. “É um partido em expansão, sem caciquismo e sem preconceitos. Vamos ouvir a base que começa a se formar em Sinop para determinar quais serão nossos objetivos para próxima eleição”, pontuou o deputado.
De pronto, Medeiros acredita que o Podemos de Sinop deve se articular para lançar uma chapa com candidatos a vereador. A partir do próximo ano, as coligações entre partidos para disputar as eleições proporcionais deixam de existir. No caso de Sinop, significa que o Podemos pode viabilizar até 30 candidatos para disputar a Câmara municipal. “Partido que não disputa a eleição não cresce”, justificou.
Medeiros acredita que a dinâmica da política dos últimos anos criou um “terreno muito adubado” para quem almeja desempenhar uma função pública. “O país precisa de novos líderes”, acrescentou.
O presidente da comissão provisória é o jovem Alisson Amaral – filho do deputado estadual e ex-secretário de Finanças em Sinop, Silvano Amaral. O vereador Luciano Chitolina (PSDB), presente no evento de constituição do Podemos é, por enquanto, apenas um entusiasta do novo partido. “Recebi o convite do Podemos, mas tenho um compromisso com o partido pelo qual fui eleito, que é o PSDB. O plano que o Podemos vislumbra em Sinop, suas estratégias, me agradam politicamente. Eu estudo a possibilidade de uma futura filiação, embora hoje eu continue no PSDB, trabalhando e defendendo o partido do qual faço parte”, declarou.
Segundo Chitolina, a aproximação com o Podemos é uma forma de fortalecer seus acessos políticos – especialmente com o deputado José Medeiros. Com o fracasso eleitoral de Nilson Leitão (PSDB), na disputa pelo Senado, o tucanato de Sinop acabou ficando sem nenhuma liderança mais próxima em Brasília.
Encaminhando demandas
Chitolina aproveitou a passagem do deputado federal para apresentar alguns pleitos. O maior e também mais complexo diz respeito ao Hospital Regional de Sinop. O vereador levou Medeiros para conhecer a estrutura. Chitolina tem iniciado a busca por uma aproximação institucional entre o Hospital e a UFMT de Sinop. A estratégia é utilizar os cursos da área da saúde – medicina, farmácia e enfermagem – para gerar quadro profissional para o Hospital. Basicamente, o que Chitolina pediu à Medeiros foi ajuda e articulação política para transformar o Hospital Regional de Sinop em um Hospital Universitário. “O problema do Hospital é falta de profissionais. O problema da UFMT é a falta de estrutura para os futuros profissionais trabalharem. A união resolveria o problema de ambos”, argumentou Chitolina.
Para Medeiros o pleito é legítimo e similar ao que vem sendo solicitado pela população de Rondonópolis – onde também há curso de medicina na Universidade Federal. “Federalizar o Hospital de Sinop é algo possível e acredito ser positivo”, comprometeu-se o deputado.
Chitolina incluiu ainda em seus pedidos duas UTI’s móveis para Sinop, a viabilização da instalação do Quartel do Exército Nacional no município e a implantação de uma unidade da Polícia Rodoviária Federal.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25