Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Pauta da segurança pública vira cabo de guerra político

Governo deixa de atender lideranças de Sinop por deputados da base não estarem presentes

Política | 22 de Janeiro de 2015 as 17h 04min
Fonte: Jamerson MIléski

Uma comitiva liderada pela prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, esteve na quarta-feira (21), em Cuiabá, com o propósito de apresentar ao Governo do Estado a pauta da segurança pública do município. A intenção era entregar nas mãos do secretário de Segurança Pública do Estado, Mauro Zaque, o documento formulado por 50 entidades, que relata o diagnóstico do déficit de estrutura.

Apesar da agenda marcada, a reunião não aconteceu. Faltando 10 minutos para o horário da audiência o secretário desmarcou e não atendeu as lideranças. “Ele [Zaque], disse que havia surgido uma agenda de conflito de última hora e que não poderia nos atender”, revelou a prefeita em exercício, Rosana Martinelli.

Cerca de uma hora antes da reunião ser cancela, Rosana manteve contato por telefone com o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM). Embora tenha sido convidado para a reunião, Dilmar teria dito que não gostou da forma com que a reunião foi marcada e que não participaria. Logo depois a reunião foi cancelada.

O deputado Baiano Filho (PMDB), que também havia sido convidado pela prefeita, afirmou que não participaria da reunião porque já estava com uma agenda marcada com o governador no mesmo horário. Com o documento em mãos e sem ter como protocolar, a prefeita recorreu ao deputado, ainda na antessala do governador Pedro Taques. O governador chegou a fazer menção em receber a comitiva, mas o ato foi vetado para que não causassem “ciúmes” político. “Ficou acordado que na próxima semana o governador receberia o documento, em uma reunião com todas as lideranças políticas”, explica Rosana.

Por “todas lideranças”, entende-se Dilmar Dal’Bosco, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e também o deputado estadual por Juara, Oscar Bezerra (PSB), que são os representantes da base aliada ao governo Pedro Taques.

Para que a viagem não fosse em vão, a comitiva acabou protocolando junto a secretária do gabinete do governador a pauta da segurança pública de Sinop. Segundo Rosana Martinelli, na próxima semana o governador do Estado, Pedro Taques, fará sua primeira visita oficial a Sinop após eleito. Uma audiência pública sobre segurança deve ser organizada.

 

Hipocrisia política

Um fato similar ocorreu em abril de 2013. Após alguns crimes de ampla repercussão, vereadores de Sinop iniciaram uma mobilização em prol da segurança pública, acionando o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco para que promovesse uma audiência com o então governador Silval Barbosa (PMDB). Faltando dois dias para a audiência marcada, o prefeito de Sinop Juarez Costa (PMDB) acabou se reunindo com o governador, e o comandante geral da PM no Estado, Nerci Denardi. Na foi firmando um “pacto pela segurança”, em que o governador se comprometeu a atender as demandas apresentadas pelo gestor.

A ação foi amplamente criticada por Dilmar. À época, o deputado disse que o prefeito havia tentado resolver o problema sozinho e que, a partir de então, todos os problemas de segurança pública de Sinop seriam de responsabilidade dele. “Eu lavo minhas mãos”, criticou Dilmar.

Menos de dois anos depois, com o governador da sua base aliada empossado no cargo, Dilmar cometeu o mesmo “atravessamento” político que criticou em 2013.