Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2018

Pelos eleitores de Sinop, Taques está fora do segundo turno

Pesquisa Real Dados/GC Notícias posiciona Taques em terceiro e com uma rejeição acima de 50%

Política | 16 de Setembro de 2018 as 07h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

Na eleição de 2014, Sinop ajudou a conduzir Pedro Taques (PSDB), para o posto de governador ainda no primeiro turno. No município, Taques teve 63,19% dos votos válidos na última eleição. Hoje, 4 anos depois, Sinop não conduziria o candidato a reeleição sequer ao segundo turno.

É o que mostra a Pesquisa da Real Dados, encomendada pelo site GC Notícias, divulgada neste domingo (16). De acordo com a amostragem, Taques ocupa o terceiro lugar nas intenções de voto, perdendo para Mauro Mendes (DEM), e Wellington Fagundes (PR), tanto na espontânea quanto na estimulada. Embora ainda exista um percentual considerável de eleitores indecisos, a alta rejeição de Taques praticamente o desclassifica para a disputa no segundo turno – pela avaliação dos sinopenses entrevistados.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 57,2% dos eleitores declararam estarem indecisos. O nome mais apontado é o de Mauro Mendes, com 13%. Na sequência, 12,2% declararam voto nulo. Fagundes tem 10,2% na espontânea e Taques 3,6%. Arthur Nogueira (REDE), tem 0,2%.

Na pesquisa estimulada, quando o eleitor tem acesso aos nomes dos candidatos, Mauro Mendes lidera com 25,4% dos votos. Os indecisos continuam representando uma fatia expressiva dos votos, com 23,4%. Fagundes vem na sequência, com 21%. Nulos somam 13% e Taques, 9%. Arthur Nogueira tem 2% e Moises Franz (PSOL) 0,8%.

O levantamento da Real Dados mostra que será difícil Taques conquistar os indecisos e reverter esse cenário em Sinop. Conforme a pesquisa, o governador de Mato Grosso detém uma rejeição de 56,6% entre os eleitores do município. 22% dos entrevistados declararam ser indecisos quanto a rejeição e 7% não responderam. Fagundes tem rejeição por 6% do eleitorado e Mendes, 4%. Arthur Nogueira e Moises Franz tem as menores rejeições, com 3,6% e 0,8% respectivamente.

 

A pesquisa

O levantamento realizado pela Real Dados foi contrato pelo Site GC Notícias e está registrado no TSE com o número MT-07720/2018. Foram realizadas 500 entrevistas, em um grupo amostral que traduz a composição do eleitorado de Sinop, levando em consideração o percentual de homens, mulheres, bem como a faixa etária e o nível de escolaridade. O levantamento de campo ocorreu entre os dias 6 e 11 de setembro. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4%, para mais ou para menos.