Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Pesquisa Ibope posiciona Rosana com 50% das intenções de voto

Amostragem coloca a atual vice-prefeita com uma vantagem de 28% para o segundo colocado

Política | 21 de Setembro de 2016 as 12h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

Se as eleições fossem hoje, Rosana Martinelli (PR), seria eleita prefeita de Sinop. É o que atesta a pesquisa Ibope Inteligência, publicada nesta quarta-feira (21). A amostragem realizada por uma dos maiores institutos de pesquisa da América Latina, com sede no Rio de Janeiro, foi contratada pela TV Capital.

O Ibope entrevistou 504 eleitores entre os dias 16 a 18 de setembro. Metade deles declarou que irá votar em Rosana Martinelli para prefeita de Sinop. A candidata acumulou 50% das intenções de voto e pode entrar para a história do município como a primeira prefeita eleita – caso o resultado se confirme nas urnas.

A vantagem para o segundo colocado segue dentro da margem já registrada nas pesquisas anteriores feitas pelo Instituto Mark, de Cuiabá. Na pesquisa Ibope, Roberto Dorner (PSD), tem 22% e Dalton Martini (PP), tem 12%. Os eleitores que declararam voto em Branco ou Nulo somaram 9%. Não responderam 7%.

Os números são da pesquisa na modalidade estimulada, em que o nome dos candidatos é apresentado aos eleitores. A margem de erro da amostragem é de 4%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, a probabilidade de que esse resultado seja reproduzido em outros levantamentos nesse mesmo período é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso sob o protocolo Nº MT - 07819/2016. A amostragem foi contratada pela TV Capital pelo valor de R$ 42.840,00.

O Ibope também realizou uma pesquisa espontânea, em que os eleitores não tem acesso ao nome dos candidatos. Nessa avaliação, Rosana teve 42% das intenções de voto, Dorner 19% e Dalton 10%. Brancos e nulos somaram 12% e Indecisos 18%.

 

Rejeição de 41%

O dado mais contundente da pesquisa Ibope foi o índice de rejeição do candidato Roberto Dorner (PSD). O instituto questionou os eleitores em “qual candidato não votaria de jeito nenhum?”. 41% respondeu Roberto Dorner.

Rosana tem a segunda maior rejeição, com 25% dos votos, seguido de Dalton Martini, com 24%. Não souberam ou não responderam totalizaram 17%. Para 5% dos eleitores, os nomes dispostos são todos bons, e poderiam votar em qualquer um deles.

Analisando as pesquisas

O GC Notícias vem publicando todas as pesquisas eleitorais registradas em Sinop e comparando seus resultados. Duas pesquisas foram publicadas nessa quarta-feira. A pesquisa do Instituto Mark, mostra um degrau entre a última amostragem, feita pela Real Dados e contratada pelo candidato Roberto Dorner (PSD). A diferença nas intenções de voto acumuladas por Rosana foi de 10 pontos percentuais. Além da candidata estar bem mais a frente, seu adversário, Roberto Dorner aparece com 7% a menos. Dalton manteve seu eleitorado, com leve crescimento de 1%.

A Pesquisa Ibope referendou os números da Mark. Rosana tem 49,8% na pesquisa Mark e 50% na pesquisa Ibope. O mesmo ocorre com Dorner, que tem 21% na Mark e 22% na Ibope. Dalton tem 13,8% e 12%, respectivamente.

A maior alteração entre as duas pesquisas diz respeito aos eleitores indecisos. Para Mark são 12,5%, já o Ibope crava em 7%. A Mark aponta menos eleitores votando em Branco (3%), já o Ibope eleva esse número para 9%.

Outra análise é que a Operação Sorrelfa, envolvendo o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), não prejudicou sua aliada, a candidata Rosana Martinelli. A pesquisa foi registrada no dia 15 de setembro, o dia que a operação foi deflagrada, com as entrevistas feitas entre os dias 16 a 18 de setembro – imediatamente após a repercussão. Apesar do fato, Rosana manteve a liderança nas intenções de voto.