Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Pesquisa Real Dados coloca Rosana com 39,5% e Dorner com 28,8%

Dalton Martini aparece com 12,7%, fazendo com que os 3 candidatos acumulem 81% dos votos

Política | 15 de Setembro de 2016 as 10h 41min
Fonte: Jamerson Miléski

Mais uma pesquisa eleitoral da disputa pela prefeitura de Sinop foi publicada nesta quinta-feira (15). O levantamento realizado pelo Instituto Real Dados entrevistou 750 eleitores entre os dias 10 e 14 de setembro. Faltando 17 dias para a eleição, a vantagem de Rosana Martinelli (PR) em relação ao segundo colocado reduziu. Na amostragem da Real Dados, Roberto Dorner (PSD) e Dalton Martini (PP), subiram nas pesquisas de intenção de voto.

A pesquisa foi encomendada pela coligação do candidato Roberto Dorner e divulgada pelo site Só Notícias. Na modalidade estimulada, Rosana somou 39,5% das intenções de voto. Dorner teve 28,8% e Dalton 12,7%. Não souberam ou não responderam somaram 11%. Brancos e nulos 8%.

A margem de erro é de 3,6% para mais ou para menos. A pesquisa foi feita em todos os bairros de Sinop. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com número MT-01638/2016.

 

Rejeição

A Real Dados também questionou os eleitores sobre qual candidato não receberia o seu voto de forma alguma. A pergunta ajuda avaliar o índice de rejeição dos candidatos. Dorner continua sendo o candidato com maior rejeição, com 26,8%. Nessa pesquisa, Rosana ocupou a segunda posição com 22,4% e Dalton 20,5% - nas anteriores Rosana tinha a menor rejeição entre os candidatos. Para 21,5% dos eleitores nenhum dos candidatos tem rejeição. Não souberam ou não opinaram 8,8%.

 

Comparando pesquisas

O GC Notícias elaborou um gráfico com as 4 pesquisas eleitorais registradas no TRE/MT, feitas desde que o cenário da eleição para prefeito de Sinop foi definido. A primeira amostragem foi feita no dia 13 de agosto, pelo Instituto Mark; a segunda no dia 28 de agosto, realizada pelo Instituto Real Dados/Só Notícias, a terceira divulgada pelo Instituto Mark na terça-feira (13) e a quarta pela Real Dados, publicada hoje.

Na primeira amostragem Rosana acumulava uma larga vantagem de 37,4% para o segundo candidato - índices quase surreais para uma disputa com 3 candidatos. Nessa pesquisa (13 de agosto), Rosana tinha 53,3%, Dorner 15,9% e Dalton 9,3%.

A pesquisa do Instituto Real Dados (28 de agosto), mostrou um cenário com menor vantagem, mas ainda com a liderança da atual vice-prefeita. Na amostragem Rosana somou 46%, Dorner 24% e Dalton 10%.

Na comparação com a pesquisa Mark do dia 13, o resultado da Real Dados se repetiu. Rosana teve leve alta, chegando a 47,2% e Dorner uma pequena queda, totalizando 22,8%. Dalton Martini apareceu com 6,6%.

Nessa última amostragem, Dorner cresceu 6%, mas Dalton dobrou a sua aprovação frente ao eleitorado, ainda que seja o candidato menos votado.