Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2018

Pré-candidatos ao governo já tem coordenadores definidos

Marqueteiros e advogados já foram escolhidos

Política | 23 de Julho de 2018 as 09h 28min
Fonte: Gazeta

Mesmo sem a confirmação oficial de suas candidaturas ao Palácio Paiaguás, o governador Pedro Taques (PSDB), que buscará a reeleição, o senador Wellington Fagundes (PR), candidato de oposição e Mauro Mendes (DEM), candidato pelo grupo dissidente, já começaram a definir as suas coordenações de campanha, que serão responsáveis pelo marketing, jurídico, financeiro e mobilização dos três postulantes ao governo.

Taques já definiu o publicitário Gustavo Vandoni como seu marqueteiro. Vandoni já atuou com Taques desde 2010, quando foi eleito ao senado. Já em 2014, Vandoni esteve ao lado do jornalista Antero Paes de Barros na campanha de Taques. Vandoni e Antero também estiveram juntos na última eleição na campanha do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em 2016. Só que neste ano, Antero coordenará a campanha do ex-prefeito Mauro Mendes ao governo e de Jayme Campos (DEM) ao senado. Antero já vem montando toda sua equipe para a disputa.

Já Fagundes, contará com o mesmo marqueteiro que o elegeu senador em 2014: o cineasta Bruno Bini. Bini vem adquirindo experiência no marketing político nos últimos anos, como nas eleições de 2016 em que coordenou o marketing da atual prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR) e em 2017, nas eleições suplementares de Primavera do Leste, elegendo Léo Bortolin (MDB).

Já na coordenação jurídica, o tucano Pedro Taques aposta na experiência do advogado José Antônio Rosa, que já participou de inúmeras campanhas, inclusive a de 2014, quando coordenou a campanha de Janete Riva (PSD), adversária de Taques.

Já Mauro Mendes conta com os advogados Rodrigo Cyrineu e Ademar Silva, que já vem atuando com propositura de várias ações contra o governador Pedro Taques por conta da pré-campanha. Tanto que o governador já precisou apagar várias postagens do seu perfil das redes sociais Facebook e Instagram.

Wellington Fagundes (PR) contará com o mesmo jurídico da sua campanha de 2014, que é o advogado Maurício Castilho, filiado ao PR. Já para a coordenação geral da campanha, Taques convidou o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Luiz Antônio Pagot. Porém, Pagot deve rejeitar o convite por questões de trabalho. Outro nome cotado é do presidente do PSDB, Paulo Borges. Taques também pretende ter coordenadores em regiões. Na baixada cuiabana conta com a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira (PSDB). Já na região sul, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (SD).

Mauro Mendes já conta com dois coordenadores gerais que deverão dividir as tarefas: o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otáviano Pivetta (PDT) e o ex-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Thiago França.

Pivetta tem uma experiência exitosa, já que foi o coordenadorgeral da campanha de Taques em 2014. Já Thiago França foi ex-secretário de Mendes na prefeitura de Cuiabá e é de confiança do ex-prefeito.

Wellington Fagundes (PR) deverá ter o ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), como seu coordenadorgeral de campanha. Na região norte, Fagundes contará com a Rosana Martinelli (PR), prefeita de Sinop. Já a coordenação financeira vem sendo mantida em sigilo pelos três candidatos. Porém, elas deverão ser gestadas dentro do partido por conta do financiamento público de campanha.

A cautela na parte financeira é fundamental, já que a maioria dos grandes escândalos políticos começam e terminam na parte financeira.