Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Avanços

Prefeito de Sinop inaugura 8 obras nesta sexta-feira

Novas estruturas de saúde, creches e a Avenida dos Tarumãs estão no roteiro de inaugurações

Política | 06 de Agosto de 2015 as 11h 25min
Fonte: Jamerson Miléski

Fugindo da regra e do hábito, o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), decidiu tirar a sexta-feira (7), para inaugurar obras e estruturas recém concluídas. A agenda que começa as 9 horas da manhã encerra as 18h. São 8 inaugurações, 4 relacionadas a saúde.

A programação começa as 9h, com a inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas. A secretaria de Saúde locou um imóvel de alto padrão, localizado na Rua das Castanheiras, esquina com Rua das Azaleias, no centro. O prédio foi adequado as necessidades e equipado. O novo CEO terá uma estrutura de referência em nível estadual. No centro serão feitos serviços odontológicos da rede pública, via SUS. Limpeza dentária, obturações, remoção de cáries e até implantes dentários são feitos para os usuários da rede pública de saúde.

Durante a inauguração do CEO, será feita a entrega de 6 veículos Renault Sandero e 3 Renault Duster, adquiridos para a secretaria de saúde.

As 10h, Juarez inaugura o novo CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Localizado na Rua dos Mognos, N°200, Condomínio Village, a estrutura é ampla e conta com espaço físico adequado para promoção de todas as atividades relacionadas ao CAPS. Na estrutura são realizados atendimentos psicológicos e psiquiátricos para doenças como transtornos mentais, pessoas com depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos fóbicos, ansiedade e dependentes de drogas. Com essa nova estrutura a equipe da saúde tem condições de desenvolver oficinas terapêuticas com aulas de pintura, música e outras atividades ocupacionais, favorecendo a recuperação do paciente.

As 10h30 o prefeito inaugura a 3ª Farmácia Regional, localizada no Jardim Jacarandás. A estrutura faz parte da nova estratégia de dispensação dos medicamentos implantada pela secretaria de saúde. Antes, cada unidade de saúde (posto), contava com uma mini-farmácia, onde o cidadão retirava os medicamentos que precisava. Era comum a falta de medicamentos, além das perdas. Desde 2014 o município começou a fechar essas farmácias dentro dos postos de saúde e implantar estruturas regionalizadas. A primeira atendeu a população do grande Boa Esperança. No modelo de Farmácia Regional, o controle de compra e dispensação de medicamentos é maior, a população conta sempre com a presença de um farmacêutico e com a segurança no medicamento que está consumindo.

A estrutura está na Avenida dos Jacarandás, N° 1237. Na sequência, as 11h, será inaugurada a 2ª Farmácia Regional, localizada no Jardim Umuarama, Rua José Gonçalves, Quadra 8 Lote 8, que irá atender a população do Vila Mariana, Sebastião de Matos e entorno.

Na parte da tarde Juarez encerra parte da morosa novela das creches municipais, inaugurando 3 novas unidades. As 14h será a Creche Vinícius de Moraes, localizada no Residencial Adriano Leitão, as 15h a Creche do Residencial Daury Riva e as 16h a Creche Gerson Pires, no Residencial Gente Feliz.

Cada uma dessas novas unidades tem capacidade para atender 280 crianças de 0 a 5 anos. Serão 840 novas vagas que ajudarão a abater o déficit da educação infantil. Na lista de espera da secretaria de Educação estão anotadas 2.371 crianças de 0 a 5 anos que precisam, mas estão fora das creches públicas do município.

As 3 unidades fazem parte de um pacote lançado em 2011. Problemas nos repasses governamentais e no preço “apertado” das obras acabaram atrasando a conclusão. Outras 3 creches que fazem parte desse mesmo pacote foram abandonadas pela empreiteira responsável. A prefeitura teve que cancelar o contrato e fazer uma nova licitação. As obras serão retomadas ainda em agosto e as estruturas entregues em 2016.

O dia de inaugurações encerra com o orgulho recente do gestor. As 18h Juarez Costa oficializa a entrega da Avenida dos Tarumãs, via que foi reestruturada através de uma parceira com os comerciantes locais. O ato será na P16, rotatória da Avenida dos Tarumás com Itaúbas, que foi transformada em praça.