Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Fethab pra Saúde

Prefeitos discutem saúde com o Governo do Estado

Lideranças debatem a proposta de aplicar os repasses do Fethab na saúde. Sinop é contra

Política | 06 de Junho de 2017 as 11h 56min
Fonte: Redação com Assessoria

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), participou de reunião nesta segunda-feira (5) com a equipe econômica do Governo do Estado, deputados estaduais e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para discutir a crise na saúde no Estado.

Rosana compõe as 5 prefeituras que participam do comitê de saúde, que também conta com 5 deputados, as Secretarias de Fazenda, Planejamento e Casa Civil, além da AMM.

De acordo com Rosana, que é contra a utilização na saúde do Fethab que vai para os municípios, as cidades não podem ser penalizadas. "Não concordamos com o corte de 50% do Fethab, muitos municípios dependem desse recurso, tem inúmeros quilômetros de estradas para pavimentar, não podemos aceitar. Defendemos uma ampla discussão, inclusive com todos os poderes abrindo mão de parte do duodécimo, também somos favoráveis ao retorno da loteria do Estado", afirmou.

Rosana lembrou que Sinop absorve a demanda de 32 municípios da região e que quando o Hospital Regional não funciona a contento, sobrecarrega o município. "Gastamos mais de 35% com a saúde e a sobrecarga é muito grande. Quando um hospital regional está recebendo e funcionando, o outro para, e assim fica sempre, por isso estamos muito preocupados", argumentou a prefeita.

 

PROPOSTA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Fazenda fará o levantamento para a entrada de recurso novos no Estado, em cima do óleo diesel, com o estudo de três impactos financeiros diferentes. "Acho que tem que ter bom senso para o consumidor não ser prejudicado, pois como os municípios consomem mais, então nós que vamos acabar pagando com aumento de impostos. Que também sejam levadas as outras propostas para todos contribuírem, inclusive os poderes", disse Rosana.

O secretário de Fazenda, Gustavo de Oliveira, lembrou que o problema da saúde é um reflexo do problema do Estado, basicamente dez anos de aumento de gastos principalmente com pessoal acima do crescimento da receita tributária, política fiscal que no momento da crise falhou e que ninguém se preparou para três anos de crise.

Para o secretário da Casa Civil, José Adolpho, a proposta apresentada foi bem aceita pelos deputados, prefeitos e pelo governo, e vai ser melhor distribuída para todos os cidadãos contribuírem para a melhoria da saúde do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), encaminhou que a equipe econômica faça os estudos de impacto das propostas apresentadas e sejam novamente discutidas no comitê de saúde.

Já o presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que também foi importante o encontro, pois no final, acabou descartada a utilização dos recursos do Fethab dos municípios para resolver os problemas de saúde e sim a entrada de dinheiro novo no Estado.

Também participaram da reunião o secretário de Planejamento, Guilherme Muller, os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), José Domingos (PSD), Pedro Satélite (PSD), Adriano Silva (PSB), os prefeitos de Juína, Altir Peruzzo; Comodoro, Jeferson Ferreira; de Poxoréu, Nelson Paim; de Canarana, Fabio Faria.