Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Contenção

Projeto não prevê aumento no número de vereadores em Sinop

Proposta foi apresentada fixando em 15 o número de cadeiras para próxima legislatura

Política | 08 de Junho de 2016 as 09h 06min
Fonte: Jamerson Miléski

O grito das ruas reverberou no legislativo de Sinop. Após pesquisas apontarem a rejeição da população ao aumento no número de vereadores e entidades de classe pleitearem a manutenção do atual quadro legislativo, a Câmara deve permanecer com 15 vereadores na próxima legislatura.

O projeto de lei fixando o número de vereadores foi encaminhado para as comissões competentes da Câmara na última segunda-feira (6). Após a tramitação a matéria deve ir para apreciação do plenário e votação. O projeto, até então o único dessa natureza, fixa em 15 o número de vereadores – exatamente o número de vereadores na atual composição.

O encaminhamento é assinado pelos vereadores Carlão Coca-cola (PTB), Fernando Brandão (PR), Mauro Garcia (PMDB) e Negão do Semáforo (PTB). Para aprovação em plenário são necessários mais 4 votos além dos autores. Levando em conta a pressão popular e das entidades de classe, o mais provável é que o projeto de lei seja aprovado.

Pela legislação, Sinop poderia comportar em sua Câmara municipal até 19 vereadores. Nos bastidores os favoráveis ao aumento no número de cadeiras da casa de leis vinham propondo uma Câmara com 17 vereadores para a legislatura 2017-2020. A medida seria um meio termo entre a formação atual e o máximo amparado por lei. O principal argumento dos defensores do aumento no número de vereadores é a diversidade representativa no poder legislativo. A ideia é de que, com mais cadeiras, seja mais fácil partidos pequenos terem pelo menos um representante eleito.

Após diversas migrações de partido nos últimos meses, hoje o Poder Legislativo é composto por 5 vereadores do PMDB, 4 do PR, 2 DEM, 2 PTB, um do PP e um do PSDB.