Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Prazos

Reestruturação do aeroporto de Sinop começa em julho de 2016

A previsão é do secretário de Aviação Civil, Eduardo Bernard

Política | 21 de Agosto de 2015 as 17h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

A comunicação foi feita durante uma audiência com o deputado federal, Carlos Bezerra e o deputado estadual, Silvano Amaral, ambos do PMDB, nesta quinta-feira (21). O secretário de Aviação Civil, Eduardo Bernard, afirmou que a execução das obras de ampliação e reforma do aeroporto Presidente João Figueiredo, em Sinop, devem acontecer no mês de julho de 2016.

O valor previsto da obra é de aproximadamente R$ 100 milhões. Sinop é um dos 5 aeroportos, entre 270 abrangidos pelo PIL (Programa de Integração e Logística), que estão com os projetos concluídos e em fase final para execução, obedecendo todos os critérios técnicos e ambientais exigidos. “Apesar dos atrasos, Sinop está entre os cinco aeroportos mais avançados do país dentro do programa. Existiram algumas questões burocráticas para serem resolvidas, de competência da Prefeitura do município, mas já foram sanadas e agora nos resta aguardar o momento em que isso tudo vai acontecer”, considerou Silvano, que motivou a reunião em Brasília para ter esclarecimentos.

O aeroporto de Sinop possui uma taxa de lotação dos vôos de 92%, trecho Sinop-Cuiabá, o que classifica o município como o terceiro mais requisitado do Brasil. Em 2014 o aeródromo chegou a registrar 220 mil embarques e desembarques.  Com a aplicação do recurso prevista, o aeroporto da cidade deve ganhar um novo terminal de passageiros com 4 mil metros quadrados, ampliação da pista, passando dos atuais 30 metros de largura para 45 e de 1.627 metros para 2,5 mil metros de comprimento.

Pelo projeto, constam ainda melhorias no setor de combate a incêndio, instalação de sinalização e balizamento, torre de controle, equipamento de navegação e um terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro.

Durante a reunião, Silvano Amaral fez questão de destacar que pretende acompanhar os trâmites dos 13 municípios mato-grossenses que apresentaram projetos à secretaria de Aviação. São eles: Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Cáceres, Juara, Juína, Pontes e Lacerda, Vila Rica, Lucas do Rio Verde, Matupá e Tangará da Serra.