Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Utilidade Pública

Remídio deixa secretaria de Obras para assumir cadeira de vereador cassado

Liderança do São Cristóvão optou pelo cargo no poder legislativo

Política | 05 de Setembro de 2017 as 09h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Depois de 4 anos e meio, o empresário, pecuarista e liderança comunitária do bairro São Cristóvão, retorna à Câmara de vereadores de Sinop. Remídio Kuntz (PR), tomou posse no legislativo municipal na noite desta segunda-feira (4), no final do prazo da sua convocação. Ele foi chamado na condição de primeiro suplente do PR para ocupar a cadeira do então vereador Fernando Brandão (PR), cassado pelos seus pares por quebra de decoro parlamentar.

Essa é a segunda passagem de Remídio pela Câmara. A primeira foi entre os anos de 2009 e 2012. Na época, o vereador ganhou notoriedade ao fazer uma manobra com a bancada de oposição que lhe garantiu o cargo de presidente da Câmara em 2011 e 2012, através de uma chapa mista. No mesmo ano, Remídio disputou a reeleição pelo PSD, mas acabou obtendo menos votos que Carlão Coca-Cola e Negão do Semáforo, companheiros de chapa que assumiram as cadeiras conquistas pela coligação. Em 2016 voltou a disputar o pleito, desta vez pelo PR, partido que elegeu 4 vereadores. Fez 931 votos, ficando como primeiro suplente.

Depois de dois pleitos consecutivos sem se eleger, Remídio acabou se afastando um pouco do cenário político. No começo de 2017, foi convidado a compor o secretariado de Rosana Martinelli (PR). Marcos Lopes, secretário de Obras desde a gestão Juarez Costa (PMDB), acabou sendo exonerado em julho de 2017, e Remídio conduzido a titularidade da pasta. Dois meses após a nomeação, surgiu a oportunidade de regressar à Câmara.

O vereador ressaltou isso em seu discurso de posse. “Até pouco tempo eu estava sem trabalho. Ai virei secretário e agora vereador”, comentou Remídio. Em sua fala ele agradeceu individualmente cada vereador e pontuou algumas ações que deverá conduzir na nova função. Remídio pontuou a necessidade de revisar o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), de algumas categorias da secretaria de Obras, em especial os trabalhadores braçais, que são mal remunerados, e também da Câmara de vereadores. O vereador também cobrou a realização de um concurso público para repor o funcionalismo do município. “Nos próximos meses mais de 60 pessoas na secretaria de obras irão se aposentar. A prefeitura precisa ter um recurso para repor essa equipe”, frisou.

A escolha de Remídio pela Câmara, ao invés do cargo no poder executivo, mostra um movimento oposto do que historicamente vinha sendo registrado em Sinop. Nas legislaturas anteriores, vereadores acabavam deixando o cargo no legislativo para conduzir uma secretaria da prefeitura. Tal fenômeno chegou ao pico em 2011, quando 5 vereadores titulares ocupavam um posto de comando no executivo.

A partir de 2013, quando foi instituída a verba de natureza indenizatória, que repassa R$ 5 mil por mês para cada vereador, sem a necessidade de prestação de contas, o êxodo de vereadores diminuiu, chegando ao ponto de um secretário largar o cargo para assumir o seu posto de suplente.

Segundo Remídio, a escolha pela Câmara ao invés da secretaria levou em consideração sua vida pessoal. “A secretaria toma mais tempo, exige mais dedicação e eu acabo deixando os meus negócios de lado. Na Obras, é todo dia, das 4 da manhã as 10 da noite, sem final de semana e feriado. Na Câmara eu não preciso abrir mão das minhas outras atividades particulares”, comentou Remídio.

Quem assume o cargo de secretário de Obras é Lúcio Silva, atual secretário adjunto. Ele já foi titular na pasta entre 2005 e 2006, no mandato do ex-prefeito, Nilson Leitão (PSDB).