Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2014

Riva deve ter registro julgado esta semana

Julgamento deve sair até quinta-feira (04)

Política | 01 de Setembro de 2014 as 10h 52min
Fonte: Gazeta Digital

O cenário político está prestes a ser decidido em relação à candidatura do deputado estadual, José Gerlado Riva (PSD), ao governo do Estado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar ainda esta semana o recurso postulado pelo candidato, que teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Nesta terça-feira (2), haverá uma sessão solene e até quinta-feira (4) o julgamento deve sair. O ministro e relator do processo, João Otávio Noronha, já tem em mãos um parecer da Procuradoria Geral da República que o aconselha a indeferir o pedido de Riva.

Por unanimidade, o pleno do TRE negou o registro de candidatura do após acolherem argumentações do Ministério Público Eleitoral (MPE) e dos advogados da coligação Coragem e Atitude para Mudar que, com base na Lei da Ficha Limpa, entendiam que Riva, com 4 condenações por decisões colegiadas, não poderia disputar as eleições deste ano.

Alvo de mais de 100 processos civis e criminais, Riva pode ser enquadrado como ‘ficha suja’ no pleito governamental. Para o procurador responsável pelo caso, Rodrigo Janot, a candidatura do parlamentar é "imoral", pelas condenações por improbidade administrativa enquanto presidente da Assembleia Legislativa.

Para Riva, o resultado do processo pode ser tendencioso, pois acredita que o procurador tem ligações fortes com o senador Pedro Taques (PDT), adversário do candidato. No entanto, afirma estar convicto da aprovação de seu registro e que não existe um ‘plano B’, caso o resultado seja contrário.