Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Rosana lidera com 49,8% dos votos a última pesquisa para prefeito

Candidata acumula mais intenções de voto que seus dois adversários somados

Política | 21 de Setembro de 2016 as 09h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

O Instituto Mark e o site FolhaMax publicaram nessa madrugada a mais recente pesquisa eleitoral para prefeitura de Sinop. Com 49,8% das intenções de voto, Rosana Martinelli (PR) mantém a liderança folgada na disputa faltando 12 dias para a eleição. Essa é a quinta pesquisa divulgada após a definição do cenário político e Rosana esteve na liderança de todas.

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 deste mês em 44 bairros da cidade. Na pesquisa estimulada, Rosana Martinelli é a primeira colocada com 49,8% das intenções de voto contra 21% do empresário Roberto Dorner (PSD). A diferença entre ambos é de 28,8%.

Mais distante, o vereador Dalton Martini (PP) tem 13,8%. Os votos em branco, nulo e nenhum correspondem a 3%, enquanto que os indecisos são 12,5%.

Considerando apenas os votos válidos, (excluindo brancos, nulos e indecisos), Rosana Martinelli tem 58,9% dos votos contra 24,8% de Dorner, e 16,3% de Dalton.

Na amostra espontânea, a vice também aparece na liderança com 34,3% contra 11,1% de Dorner. Neste caso, a diferença entre os dois é de 23,2%. Dalton tem 10%. Os indecisos são ainda 39,3%. Já os votos em branco, nulo e nenhum representam 5,3%.

A pesquisa Mark ouviu 305 eleitores no método survey. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos e está registrada com o número MT-06034/2016.

 

Rejeição

A pesquisa também questionou em qual dos candidatos o eleitor não votaria de forma alguma. Dorner voltou a ser mais rejeitado, com 16,4%, seguido de Dalton com 13,8% e Rosana com 12,1%. A rejeição de todos os candidatos foi menor nessa pesquisa. Não responderam esta pergunta 54,8% dos ouvidos pelos pesquisadores.

 

Comparando pesquisas

O GC Notícias vem publicando todas as pesquisas eleitorais registradas em Sinop e comparando seus resultados. A pesquisa publicada pelo Instituto Mark nessa quarta-feira (21), mostra o degrau entre a última amostragem, feita pela Real Dados e contratada pelo candidato Roberto Dorner (PSD).

A diferença nas intenções de voto acumuladas por Rosana foi de 10 pontos percentuais. Além da candidata estar bem mais a frente, seu adversário, Roberto Dorner aparece com 7% a menos. Dalton manteve seu eleitorado, com leve crescimento de 1%.

Além disso, caiu consideravelmente o número do votos em branco ou nulo, que totalizavam 8% e agora são 3%.

 

Mais pesquisa

Outras 3 pesquisas eleitorais para a prefeitura de Sinop estão prontas e deverão ser publicadas ainda essa semana. O Instituto Real Dados registrou uma pesquisa no dia 13 de setembro, para ser divulgada no dia 19 de setembro. Até o momento o material não foi publicado.

O Instituto Gazeta Dados, de Cuiabá, também registrou uma pesquisa no dia 19 de setembro. O levantamento começa a ser feito hoje, dia 21 de setembro e a divulgação está marcada para domingo (25).

Também hoje deve ser publicada a pesquisa contratada pelo Grupo Capital de Comunicação. O levantamento foi feito pelo Instituto Ibope entre os dias 15 e 20 de setembro. A pesquisa ouviu 504 pessoas e servirá como um referencial de comparação entre as pesquisas elaboradas pelo Real Dados e Mark Pesquisas.