Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Primeiro escalão

Rosana mantém 6 secretários da atual gestão em sua equipe de governo

Prefeita eleita tem 10 nomes definidos para compor o secretariado. Faltam 6

Política | 09 de Dezembro de 2016 as 16h 25min
Fonte: Jamerson Miléski

Na próxima segunda-feira (12), às 15h, a prefeita eleita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), concederá uma entrevista coletiva para anunciar a sua equipe de governo. Pelo menos 10 dos 16 futuros secretários devem ser confirmados no ato. Ainda falta definir os gestores para a secretaria de Agricultura, Trânsito, Esporte, Indústria e Comércio, Governo e Meio Ambiente.

A equipe da nova prefeita mescla atuais secretários da gestão Juarez Costa (PMDB), com pessoas que já compuseram a atual administração em outros momentos e profissionais que participaram ativamente da sua campanha. Dos 10 nomes tidos como “definidos”, 6 estão ou já fizeram parte do staff de Juarez.

É o caso de Ivete Mallmann, que será a secretária de Finanças do governo Rosana Martinelli. Ivete foi um dos alicerces da campanha da prefeita. Na gestão Juarez foi diretora do Procon, secretária de Trânsito e de Administração. Ivete é considerada uma gestora pública “testada”, com resultados eficientes nos cargos que assumiu.

Ao lado de Ivete, compondo o núcleo duro do paço municipal estará Anna Dias da Costa, presente desde o primeiro mandato da gestão Juarez, como coordenadora na secretaria de Administração. Anna foi uma das servidoras que encabeçou a elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), que estabeleceu metas para a gestão municipal, iniciado em 2012. Durante os últimos anos da gestão Juarez, Anna fez as vezes de secretária de Administração, durante a vacância dos titulares da pasta. Agora ela assume o cargo de secretária de Administração integralmente.

Rosana deverá manter o atual secretário de Obras, Marcos Lopes, na função. Lopes, que começou como secretário de esportes em 2013, foi alçado à secretaria de Obras em 2014. Ele é um dos secretários mais bem avaliados da atual administração e deverá ser conservado na equipe de Rosana pelo menos no primeiro semestre. O mesmo irá ocorrer com o diretor do Prodeurbes, Paulinho Abreu, e o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues – a indicação mais instável dessa lista, já que a secretaria de Saúde vem sendo reivindicada por algumas lideranças políticas que integram o grupo de Rosana.

A atual secretária de Cultura, Letícia Vieira, deve ser mantida em um primeiro momento. Rosana já declarou que pretende fundir a pasta e também a secretaria de Esportes com a Educação, afim de minimizar custos. A fusão também é esperada para as secretarias de Indústria e Comércio, e Agricultura, que seriam unificadas. Dessa forma, ao invés de 16 secretários em seu primeiro escalão, Rosana teria 13.

Para a secretaria de Educação, o nome mais cotado e que deve ser confirmado na segunda-feira (12), é Veridiana Paganotti, professora de carreira do município e atual diretora da escola do Jardim das Nações. Já a secretaria de Assistência Social deve ser assumida pela ex-vereadora Josi Palmassola, que integrou a equipe na pasta no primeiro mandato do prefeito Juarez.

Da equipe que atuou na campanha Rosana também aproveita o procurador jurídico e o secretário de Comunicação. O advogado Marcel Natari Vieira, que já atuou no jurídico da Câmara de vereadores em 2014, e foi um dos assessores de Rosana na campanha, assumirá a Procuradoria Jurídica da prefeitura. O jornalista e colunista social, Daniel Coutinho, que coordenou o departamento de comunicação da campanha de Rosana, será o secretário de Comunicação.

A expectativa é de que até a segunda-feira Rosana defina seu secretário de Meio Ambiente. Dos 10 escolhidos até agora para compor o primeiro escalão, 5 são mulheres.