Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Rosana mantém liderança com 47,2% das intenções de voto

Terceira pesquisa eleitoral após a definição do cenário confirma favoritismo da candidata

Política | 13 de Setembro de 2016 as 12h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

 

O Instituto Mark e o site Folhamax divulgaram nesta terça-feira (13), a nova pesquisa feita junto aos eleitores de Sinop. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de setembro, entrevistando 303 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MT-09434/2016.

O resultado confirma o favoritismo da atual vice-prefeita, Rosana Martinelli (PR), já constatado em pesquisas anteriores. Na amostragem recente, Rosana recebeu 47,2% das intenções de voto para prefeitura de Sinop. Em segundo lugar, está o pecuarista e empresário da comunicação, Roberto Dorner (PSD), com 22,8%. A diferença entre os dois é de 24,4%. O vereador Dalton Martini (PP), registra 6,6% e está em terceiro lugar. Votos brancos e nulos somam 6,9% e não souberam ou não responderam 16,5%.

Os resultados são da pesquisa na modalidade estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na modalidade espontânea, quando o eleitor revela diretamente em quem pretende votar sem ter nenhuma relação de candidatos em mãos, Rosana Martinelli mantém a liderança com 33,5%. O segundo colocado é o empresário Roberto Dorner, desta vez com 14,9%. O terceiro colocado é o vereador Dalton Martini com 5,1%. Votos brancos e nulos somaram 7,2% e não souberam ou não responderam 39,3%.

 

Rejeição

O Instituto Mark também questionou os eleitores de Sinop a respeito de quais candidatos são os mais rejeitados. A pergunta foi: “Se as eleições fossem hoje, em quem o senhor(a) não votaria de jeito nenhum para prefeito?”.

Roberto Dorner acumulou a maior rejeição com 18,2%. Em seguida, aparece o candidato Dalton Martini com 15,2% e Rosana Martinelli com 8,6%. Nulos e brancos somaram 5,9% e não souberam ou não responderam 52,1%.

Comparando pesquisas

O GC Notícias elaborou um gráfico com as 3 pesquisas eleitorais registradas no TRE/MT, feitas desde que o cenário da eleição para prefeito de Sinop foi definido. A primeira amostragem foi feita no dia 13 de agosto, pelo Instituto Mark; a segunda no dia 28 de agosto, realizada pelo Instituto Real Dados/Só Notícias e a terceira divulgada hoje pelo Instituto Mark.

Na primeira amostragem Rosana acumulava uma larga vantagem de 37,4% para o segundo candidato - índices quase surreais para uma disputa com 3 candidatos. Nessa pesquisa (13 de agosto), Rosana tinha 53,3%, Dorner 15,9% e Dalton 9,3%.

A pesquisa do Instituto Real Dados (28 de agosto), mostrou um cenário com menor vantagem, mas ainda com a liderança da atual vice-prefeita. Na amostragem Rosana somou 46%, Dorner 24% e Dalton 10%.

Na comparação com a pesquisa Mark dessa terça-feira, o resultado da Real Dados se repetiu. Rosana teve leve alta, chegando a 47,2% e Dorner uma pequena queda, totalizando 22,8%. Dalton Martini apareceu com 6,6%.