Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Aprovado

Sinop aprova Plano Municipal de Educação com muita fé

Com discurso de proteção à família, vereadores aprovam plano sem a imposição da Ideologia de Gênero

Política | 23 de Junho de 2015 as 11h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

Faltando dois dias para o final do prazo, a Câmara de vereadores de Sinop, aprovou na noite desta segunda-feira (22), o Plano Municipal de Educação. Os 15 vereadores foram favoráveis a redação do documento, que projetará as metas da educação na rede municipal para os próximos 10 anos.

Apesar de ser o norteador de todas as bases pedagógicas, o Plano Municipal de Educação foi reverenciado por aquilo que não está em sua redação: a ideologia de gênero. Desde que o Plano começou a ser debatido, setores da sociedade organizada se mobilizaram para remover toda a e qualquer menção ao termo. Essas entidades, principalmente as de cunho religioso, interpretam a ideologia de gênero no Plano de Educação como uma forma de promover a desorientação sexual de crianças e adolescentes, confundindo ao não definir “meninos” e “meninas”.

Por isso os discursos dos vereadores foram ancorados na fé e na família. O vereador Hedvaldo Costa (PSB), professor, ex-secretário de Educação e membro da igreja evangélica, disse que preservar a instituição da família é construir uma sociedade menos violenta. “As pessoas que frequentam uma igreja ocupam bem menos espaços nas delegacias e presídios... quem tem o privilégio de ter uma família raramente será visto dentro de um presídio”, discursou o vereador.

O tom foi similar no discurso dos demais vereadores, que agradeceram as entidades religiosas pela intervenção feita no plano. Do plenário da Câmara, além dos profissionais da educação, um padre católico acompanhava a votação.

Apenas duas emendas foram apresentadas pelos vereadores. Uma garante a participação da Câmara nas avaliações bienais que serão feitas no Plano Municipal, para verificar o cumprimento das metas e possíveis adequações. A segunda institui na matriz curricular o desenvolvimento de formação continuada aos professores, afim de que sejam multiplicadas aos alunos, tratando de saúde, meio ambiente e trânsito.

O Plano foi aprovado em primeira e única votação, extra pauta, sem votos contrários.

Acompanhe as principais falas dos vereadores durante a aprovação.