Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Sinop permanecerá com 15 vereadores até 2020

Composição da Câmara terá o mesmo número de legisladores que em 2001

Política | 05 de Julho de 2016 as 10h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop votou na sessão de ontem, segunda-feira (5), o projeto de lei que define o número de vagas do poder legislativo para o próximo mandato. De forma unânime os vereadores aprovaram a manutenção da formação da Câmara com 15 membros.

O posicionamento dos vereadores em manter a atual composição do legislativo municipal é um reflexo da mobilização da sociedade civil organizada. Desde 2015 entidades de classe vem manifestando a sua posição pelo não aumento no número de vereadores. O pleito foi formalizado em abril desse ano, através de um oficio direcionado à Câmara e uma reunião com vereadores.

Pela legislação, Sinop poderia comportar em sua Câmara municipal até 19 vereadores. O número é proporcional a quantidade de habitantes e precisa ser definido no ano em que são realizadas as eleições municipais.

Com a aprovação do projeto de lei, próxima legislatura, que encerra em 2020 será composta por 15 vereadores. Mesmo número que a Câmara teve no ano de 2001, quando o município contava com 77 mil habitantes. Hoje, pelo IBGE, são mais de 130 mil.

Após diversas migrações de partido nos últimos meses, hoje o Poder Legislativo é composto por 5 vereadores do PMDB, 4 do PR, 2 DEM, 2 PTB, um do PP e um do PSDB.