Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Avaliação

TCE elege Sinop um ‘case de sucesso’

Título conferido pelo Tribunal atesta a melhoria nos serviços públicos

Política | 15 de Julho de 2016 as 11h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

Sinop é um “case de sucesso”. Quem afirma é o TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso). O órgão responsável por fiscalizar os prefeitos e suas gestões classificou Sinop e outros 2 municípios como uma referência na prestação dos serviços públicos.

A avaliação leva em consideração os resultados positivos no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Ao todo, 39 cidades aderiram ao planejamento, que teve início em 2012.

Conforme levantamento do TCE, em Sinop, serviços públicos como o abastecimento e tratamento de água, redução da mortandade por causas externas, redução do número de acidentes de trânsito e redução das reclamações junto ao Procon tiveram melhoras significativas.

A meta era introduzir na administração pública a cultura do planejamento e garantir a melhoria dos serviços públicos. Além de Sinop, as equipes gestoras de Campo Verde e Tangará da Serra também foram bem avaliadas pelo Tribunal de Contas.

Os prefeitos das três cidades devem assinar um termo de compromisso com o TCE para que, além da implantação do Planejamento Estratégico, também sejam intensificadas ações referentes aos outros projetos como a melhoria dos canais de acesso à informação e transparência, controle gerencial de obras com uso da ferramenta Geo-obras e modernização institucional com o uso de tecnologia digital.

Segundo a Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SAUG), os municípios escolhidos para o Produto III do PDI fazem parte de um grupo de 20 municípios que participaram do programa desde 2012 e 2013 e "foram escolhidos conforme análise de critérios estabelecidos, tais como o comprometimento do gestor e de suas equipes, bons resultados do Planejamento Estratégico e atendimento aos demais projetos do PDI", explicou a secretária Naíse Silva Freire.

Nessa sexta-feira (15), o prefeito de Sinop, Juarez Costa, foi até o TCE onde expôs a trajetória do município e o processo de implantação das ferramentas de gestão propostas pelo tribunal.