Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Ninhada

Tem fila de pessoas querendo delação premiada em Mato Grosso

Afirmação é do chefe do Gaeco, instituição que trabalha no combate a corrupção

Política | 07 de Dezembro de 2016 as 08h 46min
Fonte: Gazeta

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor Marco Aurélio de Castro, admitiu a existência de uma fila de pessoas interessadas em firmar acordos de colaboração em processos já existentes que apuram casos de corrupção em Mato Grosso. Ele participou, na última segunda-feira, do lançamento do novo Portal da Transparência da administração estadual, evento que também contou com a participação do juiz federal Sérgio Moro, responsável por boa parte das ações decorrentes da Operação Lava Jato.

Castro defendeu o instituto da colaboração premiada, afirmando que ele veio para ficar e está ajudando a mudar o Brasil. No caso de Mato Grosso, as colaborações já ajudaram a desvendar uma série de esquemas de desvio de recursos públicos, possibilitando a abertura de inquéritos e processos contra empresários, políticos e agentes públicos. “Nós já tivemos e temos operações em que a fila de delatores está imensa. Cabe ao Ministério Público verificar se, naquele caso, aquelas pessoas não estão usando o artifício da colaboração para se safar”.

O promotor destacou o cuidado tomado pelo Ministério Público Estadual (MPE) com as propostas de acordo feitas por candidatos a colaboradores. Segundo ele, a cautela visa evitar casos em que para fugir de eventuais punições, os acusados mintam ou omitam informações relevantes, como ocorreu com a Operação Ventríloquo. Nesta investigação, o advogado Joaquim Fábio Mielli Camargo teria omitido fatos que, após descobertos, identificaram outras pessoas suspeitas de terem se beneficiado com a fraude.

Por conta disso, atualmente, já tramita um pedido de rescisão do acordo, que será analisado pela Justiça. “A colaboração é um instrumento valiosíssimo que hoje é usado. Não são todos que têm o benefício da colaboração, mas a gente trata com equidade. O Gaeco tem sido muito criterioso com as colaborações”.