Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Ticha volta para Câmara e Neiva perde a cadeira

Mudança no legislativo trará de volta a formação original da Câmara pela 1ª vez

Política | 13 de Julho de 2015 as 21h 10min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop realizou esta noite (13), sua última sessão antes do recesso do meio do ano. Quando retornar aos trabalhos, no dia 3 de agosto, a formação da casa de leis será, pela primeira vez desde a posse, a composição original, determinada nas urnas.

Isso porque o vereador Nevaldir Graf, Ticha, do PMDB, retornará ao cargo. Atualmente Ticha é secretário de Administração do município. Atendendo um pedido do próprio prefeito Juarez Costa (PMDB), Ticha retornará ao legislativo para atuar na função para qual foi eleito.

Com o retorno, a única vereadora da Câmara perderá a cadeira. Neiva da Alvorada (PMDB), primeira suplente do partido e que tem ocupado o cargo desde o começo da atual legislatura, perderá a cadeira.

A alteração na composição da Câmara foi confirmada no final da tarde de segunda-feira. Mas para a vereadora ainda era uma surpresa. O GC Notícias conversou com Neiva ao final da sessão, pedindo que ela fizesse uma avaliação desse período que passou na função. A vereadora questionou, dizendo que não havia entendido a pergunta. “Não estou sabendo, não fui informada de que entregaria o cargo”, informou ela.

Nos bastidores a versão é de que a posição de Neiva teria causado um desconforto interno dentro do PMDB. A vereadora teria se negado a ceder o espaço, pelo período de 3 meses, para que o segundo suplente, Jonas Henrique de Lima, regressasse ao cargo que ocupou até maio deste ano. Frente ao impasse e para evitar maiores embates dentro da sigla, o prefeito teria decidido desligar Ticha da função no executivo, promovendo assim automaticamente o seu retorno ao poder legislativo. Dessa forma encerraria as discussões sem maiores conflitos.

O prefeito não informou quem será o novo secretário de Administração. Um novo nome deve ser indicado pelo próprio PMDB até o final do recesso. No entanto, o mais provável é de que o cargo fique vago por um tempo ou seja acumulado por um outro secretário – amenizando assim as despesas com folha de pagamento até o fechamento do orçamento 2015.

Neiva disse que não tem qualquer tipo de conflito dentro do partido ou mesmo pense em mudar de sigla. O período para filiação de quem pretendem disputar o próximo pleito, em 2016, encerra no dia 5 de outubro, 60 dias após o retorno do recesso legislativo.

Neiva da Alvorada foi eleita suplente com 845 votos. Em 2012 disputou sua segunda eleição para vereadora. Em 2008 também ficou na condição de suplente, pelo PV, com 453 votos, mas não assumiu a vaga. Em 2014 Neiva ainda foi inscrita como candidata a deputada estadual pelo PMDB, para preencher a cota obrigatória de candidatas mulheres. Ela fez 74 votos.