Bom dia, Domingo 05 de Abril de 2020

Política

TSE adia eleições em Mato Grosso

Pleito suplementar para escolher novo senador não será mais no final de abril

Eleição suplementar | 17 de Março de 2020 as 15h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

O aumento de casos do Corona Vírus em todo país fez a ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rosa Weber, voltar atrás e suspender a eleição suplementar em Mato Grosso – que seria realizada no dia 26 de abril. O despacho com a decisão do TSE foi publicado nesta terça-feira (17). Weber não marcou uma nova data para o pleito, mas admitiu que pode ser realizado conjuntamente com as eleições municipais de outubro – algo que já havia sido pleiteado por algumas lideranças.

Weber argumentou que o adiamento tem como objetivo prevenir a expansão da pandemia do novo coronavírus, fundamentada em orientações das autoridades sanitárias que desaconselham a aglomeração de pessoas – como comumente acontece em dias de votação –, para se evitar a propagação do vírus.

Há uma semana, no dia 9 de março, a ministra avaliou esse mesmo pleito e decidiu por manter a eleição. Com o reexame dessa terça-feira, fica adiada a escolha do senador que ocupará a cadeira deixada por Selma Arruda, que teve seu mandato cassado.